Publicidade
Entretenimento
Vida

Novidades tecnológicas favorecem os viciados em 'selfies'

A moda da “selfie” (o autorretrato) ganhou força no ano passado, porém foi este ano que o mercado da tecnologia pegou impulso e se preparou para oferecer formas cada vez melhores de capturar essas imagens 30/12/2014 às 08:38
Show 1
Dentre as novidades mais recentes está o “bastão da selfie” (o nome oficial é monopé), uma alternativa mais acessível que a famigerada GoPro
loyana camelo ---

Ao passo que pipocam as retrospectivas de 2014, é fácil notar que boa parte das imagens mais comentadas do ano (como a tirada por Ellen Degeneres durante a cerimônia do Oscar) foram feitas a partir de uma certa perspectiva. A moda da “selfie” (o autorretrato) ganhou força no ano passado, porém foi este ano que o mercado da tecnologia pegou impulso e se preparou para oferecer formas cada vez melhores de capturar essas imagens. Apesar de quem discorde, com tantos adeptos e acessórios específicos, a previsão é de que ainda vêm muito mais selfies por aí em 2015.

Os celulares com câmera frontal em resolução cada vez melhor foram o primeiro passo. A GoPro, no entanto, foi o mais proeminente fruto da geração selfie: o aparelho ficou popular principalmente entre os praticantes de esportes radicais pela capacidade captar cenários com amplitude e de resistir a fortes impactos. É possível controlar a GoPro a partir do smartphone ou tablet. Com isso vem a independência: o usuário pode gerenciar a câmera à distância e deixando, assim, de terceirizar seus clicks.

A GoPro foi um achado em especial para quem não gosta de importunar os outros com pedidos de fotos. “Como ela tem uma lente muito ampla, de 170º, posso enquadrar quase qualquer coisa. É espetacular poder tirar minhas próprias fotos, fazer enquadramentos ótimos sem depender de ninguém”, afirma a dentista Brenda Reis, uma das adeptas. Ela conta que tem usado o aparelho em viagens, em reuniões com amigos e família.

'Bastão da selfie’

Dentre as novidades mais recentes está o “bastão da selfie” (o nome oficial é monopé), uma alternativa mais acessível que a famigerada GoPro. O celular é encaixado no adaptador, que fica na ponta de um bastão de mais ou menos 1m. Um pequeno controle, conectado ao celular via bluetooth, fica na mão da pessoa e é acionado para tirar a foto à distância, a exemplo da GoPro. A resolução, é claro, depende da câmera do smartphone.

A universitária e auxiliar administrativo Luciana Maddy usa com frequência o “selfie stick” no seu iPhone 5S. “A maioria das minhas fotos eu uso com o bastão+lente fish eye”, explica. Dentre as vantagens, ela enumera a eficiência e o baixo custo. “Além de poder tirar fotos com toda a turma reunida em ‘selfies’, a paisagem ainda sai no fundo pra deixar a mesma mais bonita. O preço é muito acessível pra quem não pode adquirir a GoPro”, indica.

Alternativas

Outra opção mais modesta (o preço é em média U$10) ainda são as alças com ventosas que se prendem a qualquer lugar. Não funciona com controle bluetooth, mas sim com o bom e velho timer dos celulares. O fabricante mais famoso é o Cellfy.

Seguindo essa onda, a Samsung lançou também a Smart Camera NXmini, cujo mote principal é justamente garantir a selfie perfeita. A NXmini possui um visor touchscreen articulado de 3.0 polegadas, que gira 180 graus, e uma lente grande angular criada exclusivamente para os apaixonados por autorretratos. As famosas selfies podem ser feitas de forma descomplicada: a nova função “Piscar o olho” (“Wink Shot”) possibilita tirar fotos sem utilizar as mãos. Pelo visto, as selfies virão ainda mais turbinadas em 2015.

Sua ‘selfie’ no BV Gente

E você, leitor, tem clicado selfies que merecem ser partilhadas com todo mundo? Se você gosta e tem aptidão para fazer esses autorretratos de forma criativa, interessante ou em cenários diferenciados, publique sua melhor selfie no Instagram e marque na sua publicação o perfil de @bvacritica. As melhores serão escolhidas e publicadas no Instagram do Bem Viver e na edição da próxima segunda-feira do caderno.

Números

190 milhões é a quantidade de ‘selfies’ publicadas só no Instagram ao longo do ano de 2014 (até então). A contagem é facilitada por meio da hashtag #selfie

Publicidade
Publicidade