Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Vida

Novo longa-metragem de Sérgio Andrade começa a ser filmado na Zona Norte de Manaus

O novo filme ‘Antes o tempo não acabava’ de Sergio Andrade, de ‘A floresta de Jonathas’, está sendo gravado na comunidade Tikuna do bairro Cidade de Deus



1.gif Anderson Tikuna (atrás da claquete) durante as filmagens
06/11/2014 às 10:05

A rotina na comunidade Tikuna do Cidade de Deus não vem sendo a mesma nos últimos dias. É que o bairro na Zona Norte de Manaus é uma das primeiras paradas nas filmagens do novo longa-metragem de Sérgio Andrade, “Antes o tempo não acabava”. A produção vai contar a história de Anderson, rapaz indígena que se vê dividido entre a vida na metrópole e as tradições mantidas pelos índios de sua etnia.

“Mesmo sendo indígena, ele vive em Manaus e quer ter uma vida moderna, diferente daquela da comunidade. O filme flagra esse momento na vida dele”, antecipa Andrade, revelando ainda que o personagem viverá alguns “percalços pelo caminho”. “Os líderes da comunidade dele acham que ele não está preparado para viver na cidade, e querem que ele realize um ritual da etnia para ganhar coragem”.

Andrade conta que escreveu o roteiro do longa impressionado com histórias sobre a multiplicidade de etnias convivendo juntas em Manaus. “Queria falar da cidade urbana, mas sob o ponto de vista de outros habitantes, que falam até outras línguas”, destaca ele, contando que o filme terá frases faladas em tukano, tikuna e nheengatu, além de palavras escritas nestas línguas. “Numa das cenas deve aparecer uma mensagem de celular escrita em língua indígena”, adianta.

Origem indígena

Tal como a lista de personagens, o elenco de “Antes o tempo não acabava” é formado em sua maioria por atores indígenas. Anderson Tikuna, de 24 anos, que estreou no cinema em “Tainá 2 - A aventura continua” (2005) e trabalhou com Andrade em “A floresta de Jonathas” (2012) e no curta “Cachoeira” (2010), vive o papel principal do novo filme.

“É um jovem indígena que entra em conflito com sua aldeia e sai em busca de conhecimento na cidade, e também conhecer a si mesmo”, resume ele, que assume pela primeira vez o papel de protagonista – e sem medo. “Para mim é tranquilo, minha vida é atuar cada vez mais”.

Sara Tariano, 18, que também tem papel de destaque no filme, destaca que ele traz uma temática inovadora. “Ele mostra uma faceta diferente dos indígenas. É diferente de tudo o que já fiz”, conta ela, que atuou anteriormente como dublê de Tainá em “Tainá 2” e no longa italiano filmado em Manaus, “Chegará o dia” (2013).

Bastidores

As filmagens de “Antes o tempo não acabava” começaram na última segunda, dia 3, numa fábrica no Distrito Industrial, e seguem desde terça na comunidade do Cidade de Deus. O Parque Jefferson Péres, o Igarapé de Educandos e um sítio do Puraquequara também servirão como locações.

Previstas para durar quatro semanas, as filmagens trazem novos desafios à produção, como explica Rita Carelli, atriz e preparadora de elenco do filme. “O desafio grande é o cansaço, principalmente para as pessoas que não têm hábito de longas filmagens, em que é preciso repetir cenas várias vezes. Temos de cuidar para que eles não deixem a peteca cair e mantenham a motivação das cenas”, comenta.

Rita ensaiou com o elenco por duas semanas antes do início das filmagens, e se mostra satisfeita com o resultado nesta fase. “Os atores estão respondendo muito bem. Além disso, Sérgio e Fabio (Baldo, codiretor) me dão liberdade para dar sugestões, algumas feitas até pelos atores. Um filme que se permite isso consegue crescer”.

Para Andrade, que passou por mais de 20 festivais internacionais graças ao sucesso de “Floresta...”, o novo longa sem dúvida também vai suscitar interesse do público. “Por ser uma produção da região Norte, já existe uma expectativa natural”, comenta ele, que destaca a dedicação sua e da equipe no projeto: “Estamos ‘metendo a cara’ para fazer. É um filme de Baixo Orçamento, modesto, mas cheio de coragem”.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.