Publicidade
Entretenimento
CAFETERIAS

Novos espaços investem em cafés premium e diferentes modos de preparo

Do tradicional café feito no coador ao estilo: conheça as cafeterias que estão dando o que falar 30/09/2016 às 14:20
Show 1142027
One Coffee investe em conceito norte-americano (Aguilar Abecassis)
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, o consumo da bebida fora de casa vem crescendo nos últimos anos, e as cafeterias têm contribuído para isso. Para o Dia Internacional do Café (comemorado neste sábado) não passar em branco, o Portal A Crítica sugere cinco novos empreendimentos que valem a pena conhecer, seja pelo conceito ou pelas opções de produtos oferecidos.

A primeira dica vem da blogueira de gastronomia Mônica Dias (@garotaesfomeada), que recomenda o L’Albero, localizado na avenida João Valério, Vieiralves. “Eles trabalham com os cafés Lavazza e possuem uma linha de gelatos própria que é maravilhosa. Além de café e gelato, vendem também folheados e macarons. O diferencial de lá é o local, que é um dos mais elegantes de Manaus”, diz.

Ela conta que seu xodó no momento é a cafeteria Como em Casa (Praça N. Sra. De Nazaré, Adrianópolis). No cardápio do lugar, pequeno e charmoso, estão cafés premium com diferentes modos de preparo, além de chás quentes e gelados, bolos e salgados. “O diferencial de lá é o carinho. O preparo de tudo é muito manual”, completa Mônica.

Segundo Analice Carvalho, uma das sócias e barista certificada pela Associação Americana de Cafés Especiais, o Como em Casa inspira seus serviços na chamada “Terceira Onda do Café”, que privilegia os métodos filtrados e a experiência do consumidor.

“Dentre os métodos que usamos estão o aeropress, que tira o café sob pressão manual e deixa o sabor mais encorpado, o french press, que preserva mais a cafeína e os óleos do grão, além do tradicional coador de pano”, explica. A decisão sobre o tipo de café fica a cargo do cliente, que ainda pode contar com as dicas dos atendentes-baristas da casa.

Monte seu café

Com previsão para abrir as portas a partir do dia 10 de outubro, a One Coffee (Vieiralves) promete ser uma cafeteria ao estilo Starbucks, a rede queridinha dos amantes da bebida. Um dos sócios, Fernando Bertocco, explica que o local estará interligado a uma loja que faz assistência e revenda autorizada dos produtos Apple.

Além disso, todos os cafés serão servidos em copos para vigem - então nada de xícara ou caneca. “O cliente pode chegar, pegar o café e sair em menos de dez minutos, mas também teremos mesas para quem quiser consumir aqui. Uma novidade é que a pessoa pode criar a receita do seu café marcando os ingredientes no próprio copo”, acrescenta Fernando. A One Coffee também servirá salgados e outras bebidas quentes e geladas, como frozen e smoothie.

Bombons Finos da Amazônia

A Bombons Finos da Amazônia inaugurou há poucos dias uma nova loja no Vieiralves que também inclui os serviços de cafeteria. Ao lado dos tradicionais doces e bombons da marca e de outros produtos regionais, como pimentas e molhos, está um selecionado cardápio com cafés, chocolates quentes, capuccinos e frapês. Às sextas-feiras também rola música ao vivo.

Com toque regional

Em um ambiente acolhedor, o Café com Leite conquista os clientes com um cardápio bem diversificado, que reúne além de opções regionais (tapiocas e sanduíche com tucumã, castanha, queijo coalho e banana frita), outras da gastronomia nordestina, com destaque para o cuscuz de carne seca e a farofa de jabá, e até saudáveis, a exemplo de sucos detox e os bolinhos sem glúten, lactose e açúcar refinado da marca As Clarissas.

O serviço é a la carte e entre os pontos positivos estão os pratos e bebidas bem servidos. A apresentação dos sucos em potes de vidro personalizados chama a atenção. Por outro lado, é melhor se limitar às opções existentes no cardápio, pois se tentar incrementar um prato, o valor de adicionais como ovo e banana frita pode duplicar o valor do mesmo. A reportagem foi duas vezes ao local e aprovou o atendimento, a variedade e o padrão de qualidade dos pratos. Há cadeirinhas para crianças e um pequeno espaço com brinquedos.

Serviço

Como em Casa
onde: Rua Fortaleza, nº 10-B, Praça N. Sra. De Nazaré, Adrianópolis
quando: Segunda a sábado, 14h às 19h

L’Albero
onde: Av. João Valério, 200, Vieiralves
quando: Seg a Sáb: 8h às 22h; Dom: 15h às 22h

Bombons Finos
onde: Rua Pará, 425, sala 3, Vieiralves
quando: Seg, Ter, Qua, Sáb: 10h às 19h; Qui e Sex: 10h às 22h

One Coffee
onde: Av. João Valério, 130, Vieiralves

Café com Leite
onde: Rua Rio Jamary, 23, Vieiralves
quando: Seg a Sex: 7h às 11h e 15h às 19h30; Sáb e Dom: 7h às 12h

Publicidade
Publicidade