Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Vida

Nutricionista dá dicas para aproveitar o carnaval de forma saudável

A principal regra para esses dias, de acordo com Flávia Amaro, é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água de côco ou natural, pois além de estar ingerindo líquido, estará suprindo a falta de minerais



1.jpg Depois que a festa passar e a rotina voltar ao normal o ideal, orienta a nutricionista, é desintoxicar o corpo, evitando o consumo de álcool, frituras, alimentos gordurosos e doces
12/02/2015 às 17:39

Tudo o que os apaixonados por carnaval não querem é deixar de aproveitar cada segundo dos quatro dias de folia por conta de alguma doença. Para curtir a festa e não correr o risco de ficar desidratado ou adquirir uma infecção intestinal, por exemplo, a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Estácio Amazonas, Flávia Amaro, lembra que os foliões devem ficar atentos aos alimentos que são consumidos.

Segundo ela, é comum as pessoas gastarem muita energia e perderem bastante líquido por causa da alta temperatura e da movimentação intensa com a dança. Seguir um bloco de rua caminhando e pulando, por exemplo, pode consumir até 500 calorias por hora. Já uma hora dançando em um baile de carnaval pode gastar até 360 calorias.



A principal regra para esses dias, de acordo com Flávia Amaro, é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água de côco ou natural, pois além de estar ingerindo líquido, estará suprindo a falta de minerais. “O ideal é consumir sucos no lugar dos refrigerantes”, ressalta a nutricionista. 

Como muitas pessoas aproveitam o carnaval para ‘enfiar o pé na jaca’ e consomem bebidas alcoólicas em excesso, a nutricionista diz que o melhor é intercalar um suco ou uma garrafinha de água, entre uma latinha e outra. “São muitos dias de festa, então, é melhor não abusar demais logo no primeiro dia e correr o risco de ficar fora da folia antes do tempo”, frisa Flávia Amaro.

Além do consumo de álcool, é comum, quando a fome aperta, as pessoas recorrerem às comidas comercializadas nas ruas, quando estão participando de bandas e blocos. Por isso, diz ela, é preciso ficar atento às condições de higiene do local e se os produtos vendidos estão sob refrigeração. “Muitas pessoas evitam as frituras, mas recorrem aos sanduíches naturais que, normalmente, são recheados de molhos, maioneses e frios que não são recomendados, pois estragam muito rápido”, explicou.

Outra dica na hora de escolher os alimentos, segundo a nutricionista, é evitar a ingestão de carnes e comidas gordurosas, porque demoram mais para serem digeridos e podem causar sonolência e lentidão. “’É sempre bom lembrar que não se pode ficar muito tempo sem comer, portanto, o ideal é ingerir algum alimento a cada três horas. Se possível, levar algumas fruta na bolsa”, sugere.

Depois que a festa passar e a rotina voltar ao normal o ideal, orienta a nutricionista, é desintoxicar o corpo, evitando o consumo de álcool, frituras, alimentos gordurosos e doces, além de beber bastante líquido, fazer refeições leves e aumentar a prática de exercícios físicos. “Essas são algumas formas de aliviar o cansaço dos dias seguidos de carnaval”, enfatizou.

Cuidados com as crianças

As crianças também adoram a folia do carnaval, mas os pais devem ficar atentos aos cuidados com a hidratação e consumos de alimentos. Flávia Amaro diz que, assim como os adultos, as crianças devem ingerir líquidos constantemente durante a festa. O ideal é que seja água ou sucos de frutas. Outras dicas são: levar lanche prático e saudável, como uma fruta ou barra de cereal para evitar o jejum prolongado, repor a energia e não comer em locais sem a higiene adequada. “As crianças são mais suscetíveis às infecções, então os pais devem ter atenção redobrada.

Receita para depois da folia  - Suco Detox

Ingredientes

1 copo (200ml) de água de coco

¼  de couve crua

1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de salsinha

1 colher de sobremesa de hortelã

1 fatia de melão ou abacaxi

2 cubos de gelo

Preparo – Bater no liquidificador e não coar. Sirva imediatamente. 


*Com informações da assessoria de comunicação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.