Sábado, 04 de Julho de 2020
DICAS

Nutricionista ensina métodos para congelar corretamente os alimentos

Lívia Ribeiro, nutricionista do Pátio Gourmet, listou algumas dicas preciosas para armazenar de forma correta os alimentos, de forma que não percam o sabor e os nutrientes



a12c1810-d5a8-4a64-9902-d9bc1bd26131_76768378-CE59-4A70-9DAD-584E552E5576.jpg Foto: Divulgação
12/02/2020 às 18:36

Com a correria do dia a dia, muita gente não tem tempo de preparar as refeições e, por isso, acaba optando por alimentos industrializados ou, os que não abrem mão de consumir alimentos mais naturais, por congelar a comida da semana. Para esses, a nutricionista do Pátio Gourmet, Lívia Ribeiro, listou algumas dicas preciosas para armazenar de forma correta os alimentos, de forma que não percam o sabor e os nutrientes.

Segundo a nutricionista, antes de colocar os alimentos no freezer é preciso entender que cada item tem uma maneira correta de ser congelado. Ela explica que as porções devem ser feitas em quantidades exatas para o consumo do momento, já que uma vez descongelado o alimento não pode ser colocado novamente no refrigerador.



Outra dica é escolher os recipientes corretos. Embalagens de plástico são uma boa opção e servem para todos os tipos de alimento. As tigelas de vidro também podem ser usadas, pois resistem a altas e baixas temperaturas. Os sacos a vácuo são ótimos para guardar carnes ou frutas picadinhas, diz ela.

De acordo com Lívia, os legumes devem ser bem lavados e cozidos. Depois do cozimento, esses alimentos devem passar por um choque térmico, antes de serem congelados. A dica é cozinhar a vapor e depois mergulhar em água gelada. Somente depois disso deve ir para o congelador.

Já as frutas que não passam por nenhum processo de cozimento, devem ser bem higienizadas, porque o congelamento não inibe o crescimento de microorganismos. Para o arroz e feijão, a orientação é cozinhar e depois separar em potes plásticos. No caso do feijão, se estiver temperado, o ideal é que seja consumido na mesma semana. As carnes devem ser guardadas também em potes plásticos, na quantidade exata a ser consumida na refeição.

De acordo com a nutricionista, para descongelar os alimentos o ideal é retirar do refrigerador com antecedência. No caso das frutas, elas são melhores consumidas quando ainda estão um pouco congeladas, antes que fiquem completamente moles.

Alguns vegetais não sofrem efeitos negativos de congelamento, como milho e ervilha. Outros são melhores se usados em receitas como sopas, ensopados e molhos.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.