COLETÂNEA MUSICAL

Álbum com as melhores toadas de Demetrios Haidos e Geandro Pantoja estreia no fim de janeiro

O novo projeto musical dos compositores reunirá clássicos do boi-bumbá em novo álbum da dupla. A coletânea é composta por 15 faixas musicais; seis delas são inéditas

Gabrielly Gentil
13/01/2022 às 22:03.
Atualizado em 08/03/2022 às 16:03

(Parceria entre os compositores Demetrios e Geandro iniciou em 1999 ( Foto: divulgação))

Canções que se consolidaram como grandes sucessos de boi-bumbá estarão presentes no álbum intitulado ‘Aracê – melhores toadas de Demetrios Haidos e Geandro Pantoja’, o mais novo projeto musical da dupla. A produção foi concluída nesta semana, e a previsão é que a coletânea seja lançada até o fim de janeiro, nas plataformas digitais. O álbum conta, ainda, com a participação de renomados intérpretes David Assayag, Sebastião Júnior, Márcia Siqueira, Edilson Santana, Paula Gomes, Demetrios Haidos e Edmundo Oran.

“Eu e o Geandro somos parceiros desde 1999. Juntos, temos mais de 90 toadas gravadas nos CDs oficiais do Garantido e Caprichoso; e muitas outras músicas em festivais folclóricos da região. O projeto foi idealizado por nós desde quando completamos 20 anos de parceria, e pretendemos dar continuidade na nossa discografia para que o público conheça todos os nossos trabalhos”, destaca Haidos.

Repertório

O álbum ‘Aracê’, que significa ‘O canto dos pássaros no alvorecer’ em Tupi é composto por 15 faixas musicais, dentre elas, clássicos do boi-bumbá como ‘Amazônia – Santuário Esmeralda’, ‘Terra - A Grande Maloca’, entre outras. Além dos grandes sucessos, os compositores prepararam uma grande novidade para o projeto, que contará com seis toadas inéditas da dupla.

“O repertório foi escolhido junto com o Pantoja; pensamos nesse primeiro álbum gravar os clássicos amazônicos como ‘Santuário Esmeralda’, ‘Índios do Brasil’, ‘Guardiões da Amazônia’, ‘Aquarela da Amazônia’, ‘Utopia Cabocla e outros. E, também, apresentar ao público algumas toadas inéditas que ainda não foram gravadas por nenhuma associação folclórica ou artista. Todas as obras retratam a essência amazônica dos seus povos, seus costumes, seus ritos, lendas e tradições”, ressalta Demetrios.

O compositor Geandro Pantoja ressalta que esse projeto trará versões acústicas das principais toadas. “Esse trabalho visa uma versão mais acústica de algumas músicas, das principais, que estamparam os temas ao longo desses festivais, nessas duas últimas décadas; e estamparam os temas dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, a maior parte delas no Garantido”, enfatiza ele.

Produção musical

A produção musical do álbum é assinada por Demetrios Haidos e Jhony Calderaro. “Mantivemos a essência das toadas, mas com uma nova roupagem nos arranjos”, declara Haidos, que também interpreta uma toada nesse projeto.

“O processo de produção do álbum contou com a participação de vários intérpretes de renome como David Assayag; Sebastião Jr.; Márcia Siqueira; Edilson Santana; Paula Gomes... Que ao longo desses 20 anos tiveram contribuição na nossa história com suas interpretações nos álbuns de Garantido e Caprichoso”, destaca ele.

O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020 - Lei Aldir Blanc / Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal; Ministério do Turismo; Secretaria Especial da Cultura; Fundo Nacional de Cultura.

Serviço

O quê: Lançamento do Álbum ‘Aracê – melhores toadas de Demetrios Haidos e Geandro Pantoja’

Onde: Nas plataformas digitais

Quando: Previsão para o fim de janeiro

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por