Publicidade
Entretenimento
Vida

O percurso da banda Suricato ao passar da estranheza ao estrelato

Em entrevista, vocalista da banda Suricato fala sobre o som diferenciado e a agenda cheia após o reconehcimento nacional ao participarem de reality show 01/08/2015 às 09:54
Show 1
O Suricato faz um mix de rock, pop e folk em uma roupagem bem original
Loyana Camelo Manaus(AM)

A agenda está cheia, as músicas autorais tocando em rádios e na TV aberta (a exemplo de “Malhação”), planos já para um terceiro álbum ou DVD. O sucesso crescente da banda Suricato está superando as expectativas dos integrantes, que há tempos estavam na cena musical sem reconhecimento nacional - quadro este que foi mudado após sua participação no programa global “Superstar” em 2014.

Um ano depois da experiência, é hora de colher os frutos e preparar-se para os desafios que vêm por aí.Um destes é o Rock in Rio 2015, no qual a banda irá tocar no palco Sunset dia 27 de setembro. O momento atual é o de aproveitar os shows para testar o repertório que será apresentado  no festival, mas o público pode esperar a mesma personalidade que conquistou os jurados do “Superstar”: o som com feito com instrumentos nada convencionais. São estes didjeridoo, weissenborn, viola caipira, mala bumbo e o ukulele.

“Esses instrumentos fazem parte da nossa pesquisa social. Não os usamos somente para aparecer”, comentou o vocalista Rodrigo Suricato em conversa com a reportagem. Na ocasião, a banda estava participando de um evento fechado onde tocou, além de músicas autorais, clássicos dos anos 70. “São nossas raízes, coisas que sempre escutamos”, frisou o músico.

Empurrão da tv

A capacidade colocar pitadas de excentricidade ao som considerado mainstream  é justamente o que faz do Suricato uma das bandas de maior destaque no cenário nacional atualmente. O fato de terem participado do “Superstar”, segundo Rodrigo Suricato, também ajudou bastante o público a digerir essa abordagem diferenciada.

“Eu acho que a TV foi muito importante para isso. É como disse o Gilberto Gil: ‘O povo sabe o que quer mas também quer aquilo que não sabe. Queremos levar estranheza para o pop e talvez essa seja nossa maior marca”.

Por isso, serem reconhecidos pela passagem em um programa global não incomoda nem um pouco, registra o vocalista. “São artifícios que as pessoas precisam usar para identificar a banda. Ter passado por tudo isso antes da Suricato estourar é uma honra enorme!”.

Novos projetos

Depois que saíram do “Superstar”, os integrantes do Suricato lançaram o álbum “Sol-te” (mixado em Nova York) já com alta expectativa por parte dos fãs que tinham acompanhado sua saga na TV.“Estamos tocando no Brasil todo com receptividade  boa. E gente que não nos viu no programa está vendo agora por outras mídias”, disse Rodrigo.

A apresentação no Rock in Rio 2015 é talvez o evento de maior destaque na agenda da banda no momento, e após este, a ideia é aproveitar o tempo um pouco mais livre para compor material para os próximos projetos.

“Estamos na duvida entre um DVD e um disco novo. As composições estão voltando a surgir agora. Estávamos concentrados na divulgação do álbum e a estrada, às vezes não te dá espaço pro ócio criativo. A observação do cotidiano e leitura ajudam muito a compor. A leitura te faz passear por vários locais mesmo estando em casa”.

Na segunda (3), a partir das 19h (horário Manaus), os integrantes do Suricato irão assumir a conta do Rock in Rio no Twitter (@rockinrio) para falar um pouco da expectativa para o festival. Os fãs podem twittar suas perguntas com a  hasthag #SuricatoNoRockInRio que  a banda se prontificou a responder todos.

Publicidade
Publicidade