Publicidade
Entretenimento
O que é popular no Youtube?

O que é popular no Youtube?

Quem nunca se perguntou como tal coisa ficou tão famosa, ou como e onde a nova ‘onda’ começou? Essas são sempre questões que pairam no ar. 08/03/2013 às 21:00
Show 1
O vídeo 'Casamento' teve mais de 4,5 milhões de visualizações
Bruno Strahm Manaus (AM)

Quer saber quais são os vídeos mais acessados do Youtube? O site de compartilhamentos agora dispõe de um ranking de diversos países com os dez vídeos mais vistos, compartilhados e curtidos do dia, semana, mês e ano.

O número de visualizações já era disponibilizado pelo próprio provedor, até aí, nada de novo. O que o /maisvistos tem de especial é a demonstração de gráficos comparativos que explicam quando começou a visualização em massa de tal vídeo, além de outras informações importantes, como se o vídeo está em um momento crescente ou decrescente de visualizações.

O rapper PSY com seu "Gangnam Style" é um ótimo exemplo de pico e queda. O video, que ultrapassou 1 bilhão de visualizações, já não figura mais em qualquer ranking global.

O site é uma ótima forma de descobrir quais ‘memes’ e virais estão acontecendo no momento, antes que eles apareçam nos noticiários. Não há filtro de editores, ou ‘jabá’ para dizer o que é legal ou não.


A audiência de um vídeo é medida tanto pela sua visualização, como pelo seu número de compartilhamentos em diferentes redes sociais. Quanto mais vezes o respectivo vídeo reverberar entre outros internautas, maior é o seu sucesso. Difícil mesmo é entender a natureza de sua popularidade.

Prevendo tendências

Esta é uma ferramenta que já pode ser usada para orientar empresas de vendas e empreendedores com faro comercial aguçado, a fim de conhecer melhor nichos de consumidores, tendências musicais, culturais e de comportamento.

O gosto popular dos vídeos que aparecem no topo do ranking na tag ‘música’ pode até ser duvidoso, mas não falamos aqui de qualidade, e sim, de popularidade. É a representação em números da preferência espontânea dos internautas sobre determinado assunto.

Prova disso é o vídeo das meninas do Bonde das Maravilhas, com a música ‘Aquecimento das Maravilhas’. Obteve impressionantes 4,5 milhões visualizações em menos de um mês disponível no site.

No caso do ranking nacional, pode-se verificar quais sãos os estados brasileiros que mais assistem o mesmo vídeo. Não há surpresa em verificar que Rio de Janeiro e São Paulo ainda detêm uma larga vantagem sobre o resto das cidades do Brasil. Quando o assunto é tornar algo popular, os dois são seguidos de perto por Belo Horizonte e Recife.

O que rola no mundo

No ranking mundial e dos Estados Unidos, por exemplo, ainda surgem vídeos e mais vídeos do Harlem Shake. Mas desta vez, anunciando a ‘morte’ do viral. Quem participa da brincadeira é o mascote do time Minnesota Timberwolves, em resposta ao time do Miami Heat, ambos da NBA. O vídeo tem mais de 15 milhões de acessos.


Mas nem tudo é besteira no mundo de popularidade no Youtube. O segundo da lista no EUA é o trecho de um programa científico mostrando o potencial da lona de concreto, uma tecnologia inovadora que irá mudar para sempre o conceito de construção civil. Há mais tempo no ar, o vídeo tem 20 milhões de visualizações e está em uma decrescente.

No Brasil

Com a morte do cantor Chorão, na quarta-feira (6), foi para o primeiro lugar na lista dos vídeos mais acessados no Brasil o último vídeo do cantor endereçado aos fãs. Nele, Chorão explica sua ausência no festival de Barretos. A gravação obteve 785 mil acessos dos internautas. Menções e homenagens a Chorão ainda ocupam o sétimo e oitavo lugar da semana.


O vídeo ‘Casamento’ do grupo de humor Porta dos Fundos, que havia ficado na primeira posição há duas semanas, caiu do topo de visualizações, mas ainda é o mais popular com mais 2 milhões de visualizações.






Publicidade
Publicidade