Publicidade
Entretenimento
CULTURA

Tempo Festival traz peças teatrais, exposições e mostras no Oi Futuro, no RJ

Com curadoria de Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias, o Tempo Festival chega à sétima edição e, como já é tradição na cidade, ocupa diversos espaços, com uma programação repleta de aguardadas atrações internacionais e nacionais 20/10/2016 às 05:00
Show bv0820 1f
Estrelada por João Velho, Cadu Garcia, José Loreto, Alex Nader e Gillray Coutinho o espetáculo fica em cartaz até dia 11 de dezembro, no Oi Futuro Flamengo // Foto: Nil Caniné
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Três cachorros - Odin, Emanuel e John-John - participam de um processo seletivo pela prestigiada “coleira branca”, oferecida a um representante canino do corpo de elite do combate antiterrorismo. As provas secretas são conduzidas por um quarto cachorro e antigo portador da coleira – Cassius, e acompanhadas pelo Humano. Esse é o enredo da fábula teatral “A Paz Perpétua” de Juan Mayorga, com a montagem nacional de Aderbal Freire-Filho, que estreia dia 22 na edição 2016 do Tempo Festival. Estrelada por João Velho, Cadu Garcia, José Loreto, Alex Nader e Gillray Coutinho o espetáculo fica em cartaz até dia 11 de dezembro, no Oi Futuro Flamengo.

A montagem surgiu a partir do desdobramento do projeto “Internacionalização da Dramaturgia Espanhola”, da edição 2015 do Tempo Festival, que resultou em uma coleção de livros de autores contemporâneos espanhóis, com textos traduzidos por artistas brasileiros. “A Paz Perpétua” teve tradução do próprio Aderbal. “Conheci o Mayorga no fim do século passado, e desde aí comecei a querer ler e ver peças dele. Me apaixonei por esse texto, fiquei muito impressionado, desnorteado, pois é impactante”, diz o diretor.

“A estreia nacional de ‘A Paz Perpétua’, no festival, concretiza a aposta do governo espanhol no programa de internacionalização da dramaturgia, que tem a maior importância pela difusão que possibilita do teatro contemporâneo espanhol’’, afirma Márcia Dias, curadora do Tempo.

Tempo Festival

Com curadoria de Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias, o Tempo Festival chega à sétima edição e, como já é tradição na cidade, ocupa diversos espaços, com uma programação repleta de aguardadas atrações internacionais e nacionais.

Um dos principais destaques do festival é a estreia mundial do novo projeto de Diana Blok, fotógrafa uruguaia radicada na Holanda. Com a realização e produção do Tempo Festival, a exposição "Monólogos de Gênero" traz quatro atores brasileiros e dois holandeses caracterizados como personagens ou personalidades icônicas, interpretando em filmes de seis minutos cada, versões originais sobre seus textos de amor e perda. Por isso, o público poderá ver Mateus Solano como Cinderela, Dani Barros como o poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud, Grace Passô como Martin Luther King, Matheus Nachtergaele reinterpretando a mãe, Maria Cecília (que homenageou no monólogo “Processo de Conscerto do Desejo”), e os holandeses Cas Enklaar como Liuba Andrêievna (personagem da peça “O Jardim das Cerejeiras”, de Anton Tchecov) e Cas Enklaar como Hamlet, de Shakespeare.

A videoinstalação de 36 minutos exibe os artistas em tamanho real e exibidos simultaneamente: enquanto um fala, os outros interagem com gestos e olhares. “Monólogos de Gênero” será exibida até 13 de novembro, com entrada gratuita.

“Um dos objetivos do Tempo Festival é acompanhar trabalhos artísticos relevantes e dar continuidade aos projetos. ‘Monólogos de Gênero’, de Diana Blok, é um desdobramento do “Adventures in Cross-Casting”, que fez parte da programação do Festival em 2014”, afirma Márcia Dias.

SERVIÇO

O quê: Instalação Interativa “MONÓLOGOS DE GÊNERO”

Onde: Oi Futuro do Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63)

Quando: 19 de setembro a 13 de novembro

Horário: Das 11h às 20h

Entrada franca

Classificação etária: 14 anos

 

SERVIÇO

O quê: Espetáculo ‘A PAZ PERPÉTUA’

Quando: 22 de outubro a 11 de dezembro

Onde: Oi Futuro Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63)

Capacidade: 63 lugares

Horário: De quinta a domingo, às 20h

Duração: 90 minutos

Valor: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)

Classificação Indicativa: 14 anos

Publicidade
Publicidade