Publicidade
Entretenimento
Bolos Nus

O visual deliciosamente despojado dos naked cakes

A tendência atual é valorizar as camadas internas do bolo e enfeitá-lo com frutas, deixando-o com aparência mais leve 29/09/2013 às 14:19
Show 1
Paula Emanuelle, que capitaneia a confeitaria Manu Cake, conta que quem encomendou o nakek cake uma vez faz questão de prová-lo novamente
Loyana Camelo Manaus

Em meio à suntuosidade do casamento de Luana Piovani, o bolo escolhido para a cerimônia da atriz chamou atenção pela simplicidade: sem cobertura, apenas com frutas e pequenos enfeites. Apelidados de naked cakes (cuja tradução literal é “bolo nu”), estes bolos dispensam a grossa camada de pasta americana, ganache ou semelhantes, deixando à mostra as camadas internas e recheio. Em Manaus, quem trabalha na área de confeitaria revelou que, em pouco tempo, o número de encomendas de naked cakes cresceu consideravelmente - evidenciando que a tendência já chegou  pela capital amazonense.


Recém-inaugurada, a casa Manu Cake é uma das que vem literalmente colocando a mão na massa para dar conta dos tantos pedidos de bolos nus. A proprietária e chef especializada em patisserie, Paula Emanuelle Oliveira, diz que no início a novidade foi recebida com dúvidas, mas estas se dissiparam na primeira degustação.

“Algumas pessoas comentaram que o naked cake não pegaria aqui. Fiz pela primeira vez no ano passado no meu aniversário. Todo mundo que viu e provou ficou apaixonado”, comenta Paula. “Já fiz inclusive um naked cake para uma criança que tinha alergia a corantes. A mãe gostou tanto que já encomendou de novo”.

Bolo de vó

Para Andrea Lima, do Cupcakes da Dea, o bolo nu  tem um apelo que remete à infância. “Acredito que o naked cake tem aquele perfil de bolo de vó, sabe? Sem muita frescura, mas que todo mundo ama. Saem as coberturas e ficam suas camadas de pão de ló e aquela quantidade de recheio bem vísivel”, diz.

O chef mineiro Sérgio Valadares, proprietário do Atelier Gastronômico Sérgio Valadares (em BH), afirma que apesar de simples, a confecção dos bolos nus é trabalhosa. “A aparência desconstruída exige mais equilíbrio e atenção nas proporções do recheio”, revela. Com relação ao custo, ele explica que as frutas encarecem o doce. “Devido à qualidade e quantidade das frutas expostas”, diz. Mas Andrea Lima explica que pelo sabor, vale a pena.  “O bolo está ali na sua essência, no máximo com frutas ou flores. Não há conflito com o ganache ou pasta americana, que possuem paladar forte”.

Aprenda a preparar um destes bolos com esta receita fácil:

Naked Cake


Ingredientes

Massa

250g de manteiga sem sal

250g de açúcar

4 ovos

250g de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento

1 pitada de sal (1/4)

75 ml de leite

1 colher de chá de essência de baunilha ou de amêndoas, como preferir.

Recheio

(chantilly caseiro)

2 colheres de sopa de manteiga

3 colheres sopa de açúcar

1 lata de creme de leite sem soro

1 pitada de fermento em pó

Opcional: frutas vermelhas para decorar e açúcar de confeiteiro para povilhar em cima.

Preparo (massa):

1. Bater a manteiga e o açúcar na batedeira, até adquirir uma consistência mais fofa e de aparência clara. 2. Acrescente a essência de baunilha/amêndoas e os ovos até ficar homogêneo. 3. Retire a mistura da batedeira e vá acrescentando a farinha de trigo, o fermento e o sal aos poucos e vá mexendo bem.  4. Em seguida, adicione o leite e misture bem.  5. Coloque a massa numa forma untada, e leve ao forno em temperatura pré-aquecida de 200°C por 25/30 minutos.  6. Retire do forno e deixe esfriar por volta de  10 minutos antes de desenformar.

Preparo (recheio):

1.Bata o açúcar e a manteiga na batedeira até formar um creme. 

2.Acrescente o creme de leite e o fermento até ficar bem homogêneo por mais ou mens cinco minutos.

Montagem:

Corte o bolo ao meio, espalhe o recheio na superfície e acrescente as frutas.  Coloque a outra metade do bolo por cima e aplique mais recheio e acrescente mais frutas.  Finalizando esta montagem, aplique açúcar de confeiteiro e coloque frutas à gosto para decorar.

Publicidade
Publicidade