Publicidade
Entretenimento
Vida

Óculos com armações estilosas são a nova febre em Manaus

Enxergar melhor é só o básico: acessórios também podem servir de moldura elegante para olhos e rosto. Confira dicas para escolher a armação perfeita 28/09/2014 às 15:44
Show 1
A designer Marianna Sarmanho é apaixonada pelas armações divertidas da Evoke
Gabriel Machado Manaus (AM)

Quando a notícia que você deve usar óculos chega, ela nem sempre é “vista com bons olhos”. A necessidade de se adaptar a um par de lentes e, consequentemente, mudar um pouco o visual não é uma tarefa fácil como se imagina. Porém, com a variedade de armações de grau que vêm tomando o mercado ótico nos últimos anos, essa missão se tornou, no mínimo, bem mais divertida - e altamente viciante. Se escolhido de maneira correta, o item pode transmitir a personalidade da pessoa melhor que qualquer outra peça do guarda-roupa, além de realçar ainda mais a sua beleza.

A designer Marianna Sarmanho começou a usar óculos aos 14 anos de idade, somente para descansar a vista. Hoje, aos 21, devido à miopia e ao astiguimatismo, o acessório se tornou indispensável no seu dia a dia. “Já tive várias armações, atualmente tenho só uma (estilo aviador). Inclusive, essa matéria me lembrou que tenho de ir ao oftalmologista urgente (risos)”, brinca a designer. “Gosto de armações grandes, independente de serem grossas ou mais delicadas. Elas me proporcionam um campo de visão maior”, completa ela, que costuma comprar seus óculos na Chilli Beans. “Mas hoje meu sonho de consumo são as armações da Evoke. Acho elas super divertidas devido à grande variedade de cores e formatos”.

Na opinião de Marianna, os óculos deixaram de ser “algo feio e ruim” e passaram a ser sinônimo de estilo. “Acredito que essas armações diferenciadas são usadas por pessoas autênticas que tentam tornar divertido e colorido algo que geralmente é mais clean”, defende a designer. “Acho que os óculos falam muito da personalidade de quem o usa, pois é algo que você convive todos os dias e, quanto maior o grau, mais parte de você ele se torna. Assim como as pessoas pintam ou cortam o cabelo para se sentirem mais felizes com sua imagem, tem pessoas que trocam de armação e são felizes com elas”.


Hoje em dia, a publicitária Carol Simermam é viciada em armações estilosas (J. Renato Queiroz)

Funcionais

Em razão do trabalho - ela fica o dia inteiro de frente ao computador - e da paixão por leitura, a publicitária Carol Simermam, 24, passou a usar óculos há cerca de dois anos. “Vista cansada, dor de cabeça e tontura eram frequentes”, recorda ela, que sofre de hipermetropia. “Hoje em dia, tenho duas armações de graus. Mas sempre gostei de óculos de sol, pois meus olhos são muitos sensíveis à luz. Daí comecei a comprar e colecionar”, acrescenta.

Com relação a marcas e grifes, a publicitária se diz desprendida. Sua grande preocupação é com as lentes. “Agora, se for para escolher uma marca eu só usaria Ray-Ban. Melhores lentes do mercado e armações maravilhosas, cheias de estilo e charme. De Ray-Ban, todo mundo fica bonito”, diverte-se. Na hora de escolher os óculos ideais, Carol dá algumas dicas: “A armação tem que combinar com o rosto. Procuro sempre, também, algo diferente que bata com meu espírito, que muda bastante”, reforça. “Não procuro passar uma imagem, só gosto de usar coisas confortáveis. Óculos precisam ser funcionais acima de tudo, confortáveis e, então, bonitos”.

Dicas para escolher a armação perfeita

 - Rosto redondo: busque peças com armações quadradas e com linhas retas

 - Rosto quadrado: armações e aros retangulares ou meio ovais

 - Rosto triangular: aposte em armações ovais, redondas e finas

 - Rosto oval: esse tipo de rosto combina com quase todos os modelos de óculos. Abusa da imaginação

Publicidade
Publicidade