Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Vida

Ode a Vinícius com Wanda de Sá e os Cariocas no Festival de Jazz

Programação dedicada ao centenário de nascimento do “poetinha” traz grandes nomes da música brasileira



1.jpg Os sucessos de Vinícius serão executados pela cantora e o grupo que vivenciaram a época da revolução da bossa nova
05/07/2013 às 12:30

Dois nomes de peso da música brasileira estão confirmados na programação especial dedicada ao centenário de nascimento do diplomata, compositor e “poetinha” Vinícius de Moraes, o grande homenageado do 8º Festival Amazonas Jazz, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura entre os dias 23 a 28 de julho, em Manaus: a cantora Wanda Sá e o grupo Os Cariocas.

Considerada um dos pilares do movimento Bossa Nova, ao lado do violão de João Gilberto e das composições do maestro Tom Jobim, a obra e as várias parcerias de Vinícius serão revisitadas no show “Benção Vinícius de Moraes”, marcado para o dia 25, no qual o público irá reconhecer muitos clássicos da MPB e se surpreender com a genialidade desse brasileiro executadas por quem esteve lá e participou ativamente desta revolução cultural e musical no início da década de 1960.

“Desde que conheci Vinícius, nos tornamos amigos e também parceiros em muitos shows no Brasil e no exterior. Em uma destas turnês, fizemos uma temporada de um mês em Porto Alegre (RS), nós dois e Caymmi, luxo puro!”, relembra a cantora Wanda Sá, que pela primeira vez se apresenta no Amazonas.

A cantora

Com uma das mais sólidas carreiras musicais do País, iniciada aos 13 anos quando se matriculou na escola de violão de Roberto Menescal, Wanda também tem currículo uma trajetória de sucesso no exterior, onde trabalhou com Dave Cavanaughem 1964 – produtor de Nat King Cole e Frank Sinatra na época –e os três discos gravados nos Estados Unidos, dois deles no projeto histórico de Sérgio Mendes “Brasil 65”, ao lado de Jorge Ben, Rosinha de Valença e Marcos Valle entre outros.

Casada com Edu Lobo até 1982, fazem parte de sua história mais recente as parcerias com Menescal nos dois CDs gravados e lançados em 2005 no Japão (“Bossa do Leblon” e “Swingueira”) e “Declaração” de 2010,além dedois DVDslançados em 2006 e 2007.

Garota de Ipanema

 O ano é 1962. O local é a boate Au Bom Gourmet, em Copacabana, no Rio de Janeiro e o show se chama “Um Encontro”. No palco o trio que revolucionou a música brasileira Jobim-Gilberto-Vinícius, juntamente com o grupo Os Cariocas, apresenta pela primeira vez em público, aquela que se tornaria uma das músicas mais tocadas, regravadas e cultuadas de todos os tempos: Garota de Ipanema.

Esta é apenas umas das boas lembranças da convivência, amizade e dos shows com o “Poetinha” que o pianista Severino Filho, único remanescente da formação originaldo grupo,cita sobre o homenageado do 8º Festival Amazonas Jazz.

“Várias composições inéditas feitas por Vinícius foram entregues a Os Cariocas em primeira mão. Ele foi certamente um dos principais letristas da Bossa Nova, colocando uma poesia mais sutil e mais leve nos sambas, que à época, tinham letras mais melodramáticas e diretas”, explica.

Além de Severino, que também faz a primeira voz e a direção musical, o grupo, criado em 1942, se apresenta em Manaus ao lado de Wanda Sá com Fábio Luna (2ª voz, bateria e flauta), Neil Teixeira (3ª voz e baixo) e Eloi Vicente (4ª voz e violão).

Programação

Para conferir toda a programação do 8º Festival Amazonas Jazz, horários, oficinas,ingressos e demais eventos e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Cultura acesse www.facebook.com/culturadoamazonas.

Destaque

Tenório Telles é formado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa, além de bacharelado em Direito, pela Universidade Federal do Amazonas. Sua paixão pela literatura o fez trilhar os caminhos da poesia, da dramaturgia, da crítica literária, do magistério.

Centenário

Vinicius de Moraes foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira, destacou-se como poeta modernista e letrista popular. Em 2013 é lembrado pelos cem anos do seu aniversário.  O site oficial disponibiliza  acervo completo das obras  www.vinicius
demoraes.
com.br.

Serviço

o que: Show “Benção Vinícius de Moraes”, no Festival Amazonas de Jazz

quando: Dia 25 de junho

onde: Teatro Amazonas, Centro

informações: Teatro Amazonas, Centro







Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.