Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Vida

Ode ao gênio: show 'Ensaios Sobre Cartola' revisitará o samba de raiz nesta quinta (04)

De acordo com Sinézio Rolim, o evento é uma espécie de ‘ensaio público’ para o espetáculo musical-cênico ‘Acontece’, que contará a história da música de Cartola e previsão de lançamento para o ano que vem



1.jpg O show será conduzido pelos cantores Sinézio Rolim e Camila Nakano
02/07/2013 às 22:33

Os amores e dissabores da vida foram orquestrados pelo samba de Cartola, cujo auge foi atingido em meados da década de 50 e faz perdurar a tradição do exímio samba de raiz até hoje. E com o intuito de celebrar essa raiz, a Artrupe Produções apresentará a segunda edição do ‘Ensaio sobre Cartola’, a ser realizado nesta quinta (04), às 21h30, no bar Olê Olá, situado na rua Major Gabriel, bairro Centro. O couvert artístico custa R$ 10.

O show será conduzido pelos cantores Sinézio Rolim e Camila Nakano. De acordo com Rolim, o evento é uma espécie de ‘ensaio público’ para o espetáculo musical-cênico ‘Acontece’, que contará a história da música de Cartola e previsão de lançamento para o ano que vem. A produção reunirá cantores e atores locais – a serem definidos – que encenarão a célebre história somada às canções do gênio do samba.

“Gostamos de fazer shows titulados por temas. O Danilo Reis (integrante da Artrupe) escreveu um texto para o espetáculo musical que leva o título de uma música e a base da história do Cartola. Ele será encenado e cantado com músicas do sambista. Como estamos em processo de construção do espetáculo, tivemos a ideia de fazer ‘ensaios abertos’ dele. Fizemos o primeiro em 2012 e estamos rumo ao segundo”, pontuou Rolim.

E no repertório do show de quinta, Sinézio pontuou que não faltarão os clássicos da carreira do artista, bem como uma ode ao velho samba de raiz. “Claro que não pode faltar ‘As Rosas Não Falam’ e ‘O Mundo é um Moinho’, mas também apresentaremos canções como ‘Acontece’ e ‘Peito Vazio’”, contou Sinézio.

Declamações poéticas por boêmio

O destaque da apresentação será pontuado pela presença de um personagem vivo, criado especialmente para o espetáculo, e que dialogará com músicos e público, interrogando entre uma canção e outra a importância de Cartola para a música brasileira, revelou Rolim. O personagem será interpretado pelo ator Victor Kaleb e, boêmio, surgirá do público.

“Uma das coisas interessantes é que o personagem, um pouco embriagado, declamará poemas e interrogará a banda. A partida do show começa dele, e ele estará sempre interpelando os cantores durante a apresentação”, acrescentou.

E o show deve se desenvolver aos moldes do espetáculo ‘Vinícius e Tom’, também produzido pela Artrupe. Em meio ao samba, será narrada parte da história de Cartola, assim como seus sofrimentos, alegrias, vivências, e processos criativos de suas obras, assegurou o cantor. A história do sambista vestirá o diálogo do personagem, que fará as intervenções durante o show. “Ele irá se apresentar como alguém que viveu a época do Cartola, que foi seu amigo e que vai contar ao público como tudo aconteceu”, complementou.

Raiz mantida

Sobre as músicas, Rolim garante que a base vanguardista do samba de Cartola será mantida, apesar de algumas canções serem mostradas ao público, no dia do show, com um leve tempero de jazz e blues, aspecto integrante do estilo próprio dos artistas.

“O Cartola tem um estilo próprio que foge ao meu e o da Camila. Algumas músicas vamos fazer do nosso jeito, como ‘Acontece’, em que Camila colocará pitadas de jazz e blues. ‘O Mundo é um Moinho’ apresentarei em estilo A Cappella, que é a música vocal sem acompanhamento instrumental. Isso geralmente comove o público, porque é quando a plateia sente a voz do cantor, e muitas vezes intervém à música com a própria voz”, assinalou o cantor.

Os ingressos podem ser reservados por meio dos telefones (92) 8101-6401/9108-7939 e através da Fan Page da Artrupe Produções no Facebook clicando aqui. Os ingressos são limitados.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.