Publicidade
Entretenimento
Vida

Oficina gratuita enfoca construção de figurino para artes cênicas e visuais

Artista chilena Luna Aramais ministra formação no Lugar Uma de Artes, com duração de uma semana, a partir da segunda-feira, dia 28 25/09/2015 às 13:47
Show 1
Em Manaus, Luna já colaborou como figurinista em montagens como “Bankête Performático Amazôniko”, de Francisco Rider
acritica.com Manaus (AM)

No palco ou nas telas, roupas e acessórios não são coisas casuais: são elementos da criação que agregam valor e significado a uma produção ou espetáculo. A construção do figurino cênico é o tema da oficina que a artista chilena Luna Aramais irá ministrar no Lugar Uma de Artes, de 28 de setembro a 2 de outubro, segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia.

A oficina é gratuita e faz parte da agenda da Ocupação Lugar Uma, iniciativa contemplada pelo Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Na atividade, Luna vai apresentar aos participantes noções básicas de figurino voltado para Teatro, Dança, Performance e Artes Visuais. “Vamos partir do que é o figurino, seja na performance, no cinema, no palco, por meio de pesquisas de imagens”, antecipa a figurinista.

Ao longo da ação, Luna vai abordar as ferramentas e requisitos necessários para a elaboração de um figurino, preparando os participantes para uma proposição prática.

“A ideia é que cada um crie um figurino de sua concepção, desde os croquis, buscando informações e fazendo pesquisas para a sua construção. A ideia é perceber o que é preciso levar em conta e que conhecimentos é preciso ter para se elaborar um figurino”, explica.

A oficina “Construção do figurino cênico” é voltada a designers de moda, costureiras, atores, bailarinos e outros interessados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no primeiro dia da atividade, no Lugar Uma de Artes, na avenida Joaquim Nabuco, 1.436, Centro.

QUEM É

Formada em Desenho, Corte e Confecção de Moda pela IK Escuela de Diseño y Moda (Chile), Luna Aramais começou a trabalhar com figurino no teatro. “Comecei a criar figurinos para os espetáculos, e depois resolvi me formar numa escola de moda para ter maior domínio nesse campo”, conta ela, que também é atriz e performer.

Nessa trajetória, Luna atuou como figurinista em espetáculos cênicos, ensaios fotográficos e produções audiovisuais. Ainda no Chile, trabalhou ao lado das companhias La Loba e Azul Violeta.

Em Manaus, a artista chilena colaborou com projetos como “A Rua Dança”, da Contém Dança Cia., e performances como “Reservoir” e “Bankête Performático Amazôniko”, de Francisco Rider.

A artista é também dona de sua marca própria de estamparia e camisetas, a Aramais (Facebook.com/Aramais_Estampas).


SERVIÇO

Oficina “Construção do figurino cênico”, com Luna Aramais – Ocupação Lugar Uma
No Lugar Uma de Artes, avenida Joaquim Nabuco, 1.436, Centro
De 28 de setembro a 2 de outubro, segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia
Inscrições gratuitas, a serem realizadas no primeiro dia da atividade

Publicidade
Publicidade