Domingo, 22 de Setembro de 2019
Vida

Oktoberfest diverte público em Manaus

Festa teve origem na Alemanha há 200 anos e foi totalmente aceita pelos manauaras na noite do último sábado (5)



1.jpg Comida, bebida e caracterização típica alemã foram apenas alguns dos itens que marcaram esta 5ª edição em Manaus
06/10/2013 às 16:10

A cultura alemã se fez presente em Manaus por meio da Oktoberfest, evento realizado no último sábado (5) e que levou mais de 2000 pessoas ao Frankfurt Bar, localizado na rua Palm Adam, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul. Como não podia ser diferente na capital, a festa levou ao público a peculiar culinária alemã, além das divertidas músicas que animam multidões no festival de cerveja que já alcançou várias partes do mundo.   

A Oktoberfest teve origem há 200 anos em Munique, estado da Baviera, no Sul da Alemanha. De acordo com o cônsul alemão Martin Klenke, a recepção amazonense é calorosa a cada ano.

“Fico emocionado de ver como os manauaras recebem de forma positiva os estrangeiros, pois o festival é divulgado apenas no boca a boca. A ideia é trazer um pouco do Oktuberfest da Alemanha e adaptar com a alegria local. Fico feliz que todos gostem e tenham vontade de voltar todo ano”, disse Klenke.

Segundo Camilo Redi, 56, proprietário do bar e um dos organizadores, além dos 20 funcionários que já trabalham no estabelecimento outras 30 pessoas foram contratadas especialmente para o festival.

“A cada ano que passa o número de pessoas aumenta, tanto que hoje nós achamos o espaço pequeno. O objetivo do evento é manter o bom relacionamento entre europeus e brasileiros e estamos conseguindo isso”, afirma.

Aceitação ‘baré’

No cardápio, obviamente fizeram sucesso as famosas salsichas de fabricação alemã, chucrute, mostarda, acompanhados de chopes servidos em taças e copos de todos os tamanhos.

Entre os que estavam no local e aprovaram a versão ‘amazonês’ do Oktoberfest, está o estudante Leandro Leite, 21. Segundo ele, o interesse pelo evento já acontece há 3 anos.

“A festa é muito bacana, tanto que eu e meus amigos marcamos presença desde 2011. Eu faço aulas de alemão e me sinto feliz por prestigiar essa festa e ter uma interação mais próxima com a cultura desse povo”.

Calendário

Pelo sucesso do evento e seu crescimento a cada ano, Redi conta que estuda a ideia de expandir o evento. “No Brasil a festa teve início na cidade de Blumenau em Santa Catarina e já tem uma data específica em várias cidades do país. Estamos em busca de apoio das secretarias de cultura do Estado pra que a partir do ano que vem, a festa esteja engajada no calendário e outras pessoas possam conhecer essa divertida confraternização”. 



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.