Domingo, 21 de Julho de 2019
Vida

Olhos abertos: a importância do check-up anual

Rendimento escolar baixo, não conseguir copiar do quadro e sentir dores de cabeça são alguns sinais de possíveis problemas na visão que as crianças dão em sala de aula, segundo afirma a diretora do Colégio Eduardo Ribeiro, Nelma Loureiro



1.jpg A vaidosa Letícia Gama possui uma coleção moderna e colorida de óculos de grau. Segundo ela, difícil é escolher qual combina melhor com o look do dia
11/07/2013 às 09:07

Uma visita ao oftalmologista deve constar na agenda das crianças, mesmo aquelas que não apresentam qualquer problema. Segundo os profissionais da área, o check-up na visão dos pequenos deve ter início logo nos primeiros dias de vida, com o teste do olhinho, depois, o recomendado é consultar o especialista uma vez por ano.

“Todas as crianças devem realizar o exame oftalmológico com periodicidade para detectar os problemas visuais logo no início e caso necessário realizar exames complementares para confirmação diagnóstica. É importante ressaltar que as crianças devem sempre ler em ambiente claro e evitar o uso excessivo de televisão, videogames e computadores”, alerta o oftalmologista Mauro Brandão.

Primeiros sinais

Rendimento escolar baixo, não conseguir copiar do quadro e sentir dores de cabeça são alguns sinais de possíveis problemas na visão que as crianças dão em sala de aula, segundo afirma a diretora do Colégio Eduardo Ribeiro, Nelma Loureiro. “É comum confundirem e, em um primeiro momento, os professores acharem que a criança está com preguiça, porque algumas delas têm vergonha de falar que não estão enxergando. Já acompanhei casos de crianças que se recuperam na matéria e evoluírem da nota 4 para 8, por causa do uso dos óculos”.

Júlia Mota, de 9 anos, viveu essa experiência no colégio. Começou a ocupar as carteiras mais próximas da lousa e reclamava em casa que sentia dor de cabeça. Depois de uma ida ao oftalmologista, ela soube que iria usar óculos. “Algumas amigas na minha sala também usam. Só uso os óculos quando preciso e eu gosto de usar porque acho que fica bonito”, diz Júlia.

Acessório de beleza

Diferente do que aconteceu com a Júlia e a maioria das crianças, Letícia Gama não descobriu a miopia na escola. Segundo a menina, seus pais notaram que ela precisava se aproximar demais da televisão, por isso a levaram para uma consulta com o especialista. Hoje, Letícia está com 8 anos de idade e usa os óculos desde os 2. Depois de todo esse tempo usando o acessório, ela tem uma coleção moderna e colorida.

“Gosto de usar os óculos, tenho de vários modelos e várias cores, por isso que o primeiro desafio do meu dia é escolher qual deles combina melhor com a minha roupa”, explica a vaidosa Letícia.

Usando óculos desde muito pequenininha Segundo a revista Star, a pequena Monroe, de 20 meses, filha de Mariah Carey com Nick Cannon, pode ter que se submeter a uma micro-cirurgia para a correção de um problema que a menina tem nos olhos.

A irmãzinha de Moroccan usa óculos de grau desde que começou a caminhar. Os especialistas que atendem a bebê acreditam que após os dois aninhos ela poderá passar pela cirurgia, para voltar a enxergar direitinho. O problema da menina seria estrabismo, que afeta sua visão binocular, mas de acordo com um especialista consultado pela revista, o caso é reversível.

Pontos

Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, é um exame simples, indolor e gratuito, que deve ser realizado ainda na maternidade em todos os bebês para diagnosticar precocemente doenças oculares graves (entre elas a catarata e o glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, tumores e infecções) que, se não forem tratadas a tempo, podem levar à cegueira.

O Teste do Olhinho é feito pelo pediatra com o auxílio do oftalmoscópio (aparelho similar a uma lanterna), que produz uma fonte de luz para analisar o olho do bebê e o reflexo proveniente da retina. Se o reflexo tiver tonalidade vermelha significa que as estruturas oculares estão saudáveis. Mas se o reflexo for ausente ou tiver tons diferentes, é preciso encaminhar ao médico oftalmologista para especificar o problema e tratá-lo o quanto antes.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.