Publicidade
Entretenimento
Vida

Orquestra Amazonas Filarmônica faz tributo a compositores ‘bicentenários’ nesta quinta-feira (15)

Amazonas Filarmônica celebra arte lírica de Giuseppe Verdi e Richard Wagner em concerto hoje, no Teatro Amazonas 15/08/2013 às 10:22
Show 1
Em concerto da Série Guaraná, a Amazonas Filarmônica executa aberturas e trechos de óperas de várias fases da carreira de Verdi (à esq.) e de Wagner
JONY CLAY BORGES ---

Dois gênios da ópera nascidos exatamente há 200 anos, Giuseppe Verdi e Richard Wagner são objeto de homenagem da orquestra Amazonas Filarmônica, que executa trechos de suas peças em concerto especial nesta quinta-feira (15), a partir das 20h, no Teatro Amazonas. O espetáculo integra a programação da Temporada 2013/2014 da Série Guaraná, uma realização da Secretaria de Estado de Cultura com patrocínio da Ambev.

Sob a regência de Marcelo de Jesus, maestro adjunto da orquestra, a Amazonas Filarmônica vai recordar a trajetória lírica de Verdi e Wagner, executando aberturas e trechos de óperas de várias fases da carreira dos compositores. O programa abre com homenagem à obra de Verdi (1813-1901), com aberturas de três de suas óperas: “Nabucco”, uma das primeiras obras do italiano; “La traviata”, peça de transição; e “La forza del destino”, uma de suas últimas criações (e que ganhou uma fama fatalista por conta de seu tema e de episódios funestos ocorridos em algumas de suas apresentações).

Logo após, a orquestra revisita a obra de Wagner (1813- 1883), começando com “Rienzi”, uma de suas primeiras criações, ainda com influência da ópera italiana. Em seguida, vem “A cavalgada das valquírias”, trecho da ópera “A valquíria”, produzida pelo alemão no auge de sua carreira. E, por fim, “Os mestres cantores de Nuremberg”.

Excelência líricaPara De Jesus, a homenagem da Amazonas Filarmônica aos ícones da ópera mundial é uma celebração da excelência da própria orquestra. “Nossa Filarmônica é considerada a melhor orquestra de ópera do Brasil”, declara o regente. “Fazer um repertório sinfônico com obras de Verdi e Wagner é, na verdade, também uma homenagem à orquestra”, complementa.

O espetáculo, dessa forma, integra-se à celebração pelos dez anos da Série Guaraná, iniciados com a atual temporada. O maestro destaca a importância da Ambev, que há uma década patrocina a série de espetáculos eruditos. “É graças a esse patrocínio que podemos fazer apresentações com 300 músicos, além de solistas e convidados de fora do Estado”, afirma ele, que agradece à empresa em nome da orquestra.

Um dos destaques da nova temporada virá em novembro, com um concerto reunindo os “Jogos”, de Claude Debussy, e a “Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, com direito a balé do Corpo de Dança do Amazonas.

Serviço

O que é: Concerto em tributo a Giuseppe Verdi e Richard Wagner – Série Guaraná 2013/2014

Onde: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro

Quando: nesta quinta-feira (15), às 20h

Quanto: Entrada gratuita para frisas e camarotes. Ingressos para plateia a R$ 20

Informações (92) 3232-1768

Publicidade
Publicidade