Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Orquestra apresenta trilha de ‘Drácula’ e filme em espetáculo no Teatro Amazonas

Concerto ocorrerá nesta terça-feira (25), às 20h. Titular da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) revela que grupo levou cinco anos para obter partituras da trilha


22/11/2014 às 16:44

Clássico do cinema de horror do século 20, estrelado pelo célebre Bela Lugosi, “Drácula” (1931) curiosamente não tinha trilha sonora original. E assim permaneceu até 1998, quando o estúdio Universal decidiu encomendar do compositor norte-americano Philip Glass uma trilha para o lançamento do filme em VHS e DVD. Fãs do longa-metragem e o público em geral poderão conferir o resultado dessa iniciativa num misto de sessão de cinema e concerto que a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) apresenta nesta terça-feira, dia 25, às 20h, no Teatro Amazonas.

“Será como uma sessão de cinema de antigamente”, antecipa Marcelo de Jesus, titular da OCA e responsável pela regência do espetáculo, fazendo referência à época do cinema mudo, quando as trilhas dos filmes eram executadas ao vivo, nas salas de projeção.

Intensa e dramática

De acordo com De Jesus, a música de Glass segue o estilo minimalista característico do compositor, mas exibe atributos únicos, se comparada a outros de seus trabalhos para o cinema. “Em comparação com a trilha de ‘As horas’ (2002), que é triste e romântica, por exemplo, a de ‘Drácula’ é dramática, com vários claros e escuros, grandes intensidades e impactos. É uma forma de assustar, algo que serve muito bem ao filme”, comenta ele.

Intitulada “The Dracula Quartets”, a trilha sonora de Glass foi escrita originalmente para quarteto de cordas, mas será executada numa versão adaptada para grupos de câmara na apresentação da OCA. “Em alguns momentos toca a orquestra inteira, em outros apenas um quarteto, numa adaptação que eu a orquestra estamos criando em conjunto”, explica De Jesus.

Em sincronia

“Drácula”, vale dizer, não é um filme mudo, portanto a música produzida pela orquestra vai dividir espaço com falas e outros sons originais da produção da década de 1930. Para garantir a execução da peça em sincronia com o longa, De Jesus optou por usar indicações de diversas cenas como deixas para a música.

“Tenho uma partitura com o filme inteiro marcado. Uma cena, por exemplo, tem a ação do corte de um dedo, e a música deve ir junto com essa ação. Não podemos apenas começar a música e tocar livremente. Tudo tem de estar exatamente sincronizado”, explica o regente, que rejeitou usar outros métodos de cronometragem. “Optei por esse recurso porque queria a liberdade da música. Quero que seja um concerto ao lado da exibição de um filme”.

Projeto antigo

Apresentar a trilha sonora de Glass para “Drácula” era um sonho antigo de De Jesus. Admirador da obra do norte-americano, ele ouvia a composição pela primeira vez no ano de 2001, num concerto no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, promovido pela Universal para apresentar o clássico e a sua nova trilha sonora.

Músicos vão executar peça em conjunto com execução do filme (Foto: Antonio Lima)

“Eu trabalhava no Rio, e Glass estava lá para divulgar esse novo trabalho justo no dia do ataque às Torres Gêmeas. Foi uma noite bem marcante, e eu decidi que um dia iria reger aquela peça num concerto”, recorda o maestro.

De Jesus ainda teve de esperar por bastante tempo para concretizar o projeto. Isso porque o material de “The Dracula Quartets” permaneceu indisponível por cinco anos, período em que Glass trabalhou na promoção da obra. Depois disso, foram necessários ainda alguns outros anos para a orquestra local finalmente ter a partitura em mãos. “Demorou, mas o importante é que conseguimos o material”, celebra De Jesus.

A sessão-concerto de “The Dracula Quartets” da OCA integra a programação da Série Guaraná 2014/2015 de concertos, com realização da Secretaria de Estado de Cultura e patrocínio da Ambev.

publicidade
publicidade
Greve completa uma semana e professores esperam contraproposta
Projeto de lei no AM quer mulher atendendo vítima de violência doméstica
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.