Publicidade
Entretenimento
Vida

Orquestra Barroca do Amazonas fecha o ano com apresentação especial neste domingo (21)

OBA apresenta "Concerto de Natal" na Igreja Memorial do Amazonas, às 11h 19/12/2014 às 11:28
Show 1
Em uma das viagens ao exterior ao longo do ano, a orquestra se apresentou no Palácio de Queluz, em Portugal
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) apresenta o último concerto da temporada neste domingo, dia 21, na Igreja Memorial do Amazonas. O “Concerto de Natal” começa às 11h e terá entrada gratuita. Nesta última execução de 2014, o grupo se volta ao classicismo musical e apresenta duas sinfonias do ambiente germânico da época. 

A primeira é de autoria de Frederico II da Prússia, conhecido como o Grande, estadista e compositor prolífico do século 18. A outra é de Ernst Eichner, contemporâneo de Mozart e Haydn. Deste último, a OBA também apresentará um excerto dos inúmeros trios camerísticos que escreveu.

Estão presentes ainda no programa deste domingo algumas das obras gravadas pela Orquestra Barroca ou que em breve serão registradas. O concerto encerra com a obra do brasileiro José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), “Lauda Sion”, que terá participação de Miran Abad (soprano), Thelvana Freitas (alto), Fabiano Cardoso (tenor) e Roberto Paulo Silva (barítono). A direção musical do espetáculo é de Márcio Páscoa.

RECONHECIMENTO

A Orquestra Barroca do Amazonas é formada por acadêmicos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de alunos egressos e professores de Música e Musicologia. O projeto nasceu dentro do Laboratório de Musicologia e História Cultural da UEA, que recebeu apoio da Fapeam para restaurar produções musicais luso-brasileiras do período colonial. 

Ao longo de 2014, a OBA se apresentou tanto no interior do Estado (Itacoatiara e Manacapuru), como em diversas capitais brasileiras (Salvador, Recife, João Pessoa, Fortaleza, Belém e Boa Vista), sob o patrocínio da PETROBRAS, e também no exterior (Lisboa, Sevilha e Porto. 

A temporada incluiu a estreia contemporânea da ópera Pastores do Amazonas, de 1793, com libreto de Bento Aranha (1769-1811) e música de vários autores, espetáculo patrocinado pela Manauscult, Concultura, Secretaria de Cultura, Fapeam, UEA e outros.  

Para o próximo ano, o grupo prepara o lançamento de dois CDs com músicas inéditas de autores brasileiros, ibéricos e italianos que formam o contexto cultural do Brasil dos séculos 18 e 19. Em março, a orquestra segue viajando pelo Brasil sob o patrocínio da Petrobras, e as primeiras paradas serão os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.


SERVIÇO

o quê: Orquestra Barroca do Amazonas apresenta “Concerto de Natal”

quando: Domingo, dia 21, às 11h

onde: Igreja Batista Memorial, rua São Luís, 223, Adrianópolis (em frente ao Nacional Clube)

quanto: Gratuito




Publicidade
Publicidade