Publicidade
Entretenimento
PLATEIA

Orquestra Barroca do Amazonas realiza apresentação gratuita neste sábado (13)

Este é o primeiro concerto da temporada de 2017 do projeto “Formação de Plateia”, desenvolvido com a Academia Amazonense de Letras 11/05/2017 às 16:14
Show unnamed  1
Foto: Divulgação
acritica.com

A Orquestra Barroca do Amazonas (OAB) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realiza no próximo sábado (13), em Manaus, o primeiro concerto da temporada de 2017 do projeto “Formação de Plateia”, desenvolvido em parceria com a Academia Amazonense de Letras. O Concerto é gratuito e ocorrerá, a partir das 18h, na sede da Academia Amazonense de Letras, localizada na avenida Ramos Ferreira, nº. 1003 – Centro.

O tema da apresentação será: “Sonata, Suite e Concerto”. A ideia é explicar ao público o que significam estes gêneros e proporcionar uma apreciação informada sobre a música. A OBA se apresentará com uma formação camerística, no intuito de exemplificar ao público questões como o dialogo musical, o discurso presente em cada parte instrumental e aspectos que são inerentes aos gêneros. As obras executadas são intercaladas com explicações pelos músicos. Os flautistas Márcio Páscoa e Arley Rodrigues, o cravista Mario Trilha e o violoncelista Edoardo Sbaffi farão parte da apresentação.

O programa trará a Sonata em Sol Maior BWV 1039 de Johann Sebastian Bach (1685-1750), a Sonata La Françoise de François Couperin (1668-1733), ambas as peças para duas flautas, cravo e violoncelo. o concerto em Ré Maior para cravo e flauta, de Georg Philip Telemann (1681-1767) e uma Suite de Johann Mattheson (1681-1764), para cravo solo.

Bach é um dos expoentes do período barroco, e ao lado de Telemann, são os maiores representantes do estilo no ambiente alemão. Couperin é um dos maiores autores de musica para tecla e sua obra instrumental é igualmente uma das mais representativas do barroco francês. Por fim, Mattheson é um dos grandes teóricos do seu tempo, que também teve destacada ação como cantor e compositor. A OBA retornará à AAL com outro repertório e outra formação para novo concerto em 10 de junho.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade