Publicidade
Entretenimento
Vida

Orquestra Barroca do Amazonas registra repertório inédito em 'Dei Due Mondi'

Formada por professores, alunos e ex-alunos do curso de Música da UEA, a orquestra é ligada ao Laboratório de Música Antiga da universidade e tem à frente da direção musical o professor Márcio Páscoa 02/04/2013 às 10:19
Show 1
Orquestra é formada por 10 músicos, dentre professores e alunos da UEA
Rosiel Mendonça Manaus, AM

No dia 13 deste mês, a Orquestra Barroca do Amazonas (Amazonas Baroque Ensemble) lança seu primeiro álbum, “Dei due mondi”, com um repertório inédito de composições pouco conhecidas no Brasil, todas executadas com instrumentos do período em que as obras foram compostas. O concerto de lançamento vai acontecer no Teatro Amazonas, a partir das 20h, e terá entrada gratuita.

Formada por professores, alunos e ex-alunos do curso de Música da UEA, a orquestra é ligada ao Laboratório de Música Antiga da universidade e tem à frente da direção musical o professor Márcio Páscoa. “Em quatro anos de existência do grupo fizemos vários concertos em Manaus, nas capitais e também no exterior. Por onde a gente passava, as pessoas sempre perguntavam se a orquestra tinha um CD, então registrar esse repertório acabou se tornando uma necessidade”, explicou Páscoa.

Gravado pela Editora Discográfica Numérica em outubro do ano passado, na Capela Anglicana de São Jorge, em Lisboa, o disco já está disponível para venda mundial nos sites da Fnac, Amazon, iTunes e na página da gravadora. No dia 13, o público também poderá adquirir o CD no Teatro Amazonas.

REPERTÓRIO

Antes mesmo do lançamento, “Dei due mondi” já foi bem recebido pela crítica especializada, a exemplo da Early Music America Magazine, que teve acesso ao material antecipadamente. Segundo Páscoa, as 12 faixas do disco contemplam os compositores que, de alguma forma, estão ligados à formação do gosto musical e da identidade brasileira ainda nos tempos da Colônia.

“São autores que também compartilharam estéticas de mundos diferentes – nasceram em um país e viveram em outro, ou trabalham em parceria com outros compositores”, afirmou o diretor musical, justificando o título do álbum, que significa “Dos dois mundos” em italiano. Nessa proposta se inserem o italiano David Perez, radicado em Portugal, e o português Antonio Leal Moreira, parceiro do brasileiro Domingos Caldas Barbosa.

Para o concerto no Teatro Amazonas, a Orquestra Barroca está preparando um repertório que vai representar toda essa diversidade. “Vamos incluir composições desconhecidas ao lado de outras mais consagradas. Vai ser uma forma de apresentar ao grande público essas músicas e compositores que caíram no esquecimento”, concluiu Páscoa.

Saiba +

A Orquestra Barroca nasceu do resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratório de Música da UEA. Durante esse tempo, muitas músicas e partituras foram sendo descobertas e recuperadas, material que agora poderá ser conferido, em parte, no disco “Dei due mondi”.

Serviço

o que é: Concerto de lançamento do disco “Dei due mondi”, da Orquestra Barroca do Amazonas

onde: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro

quando: Dia 13 de abril, às 20h

quanto: Gratuito

Publicidade
Publicidade