Publicidade
Entretenimento
MÚSICA CLÁSSICA

Orquestra Barroca inicia série de concertos didáticos na Academia de Letras

Tema da primeira apresentação, que acontece neste sábado (8), é “A Música à volta da família Avondano” 07/10/2016 às 09:16
Show  dsc2425
foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Orquestra Barroca do Amazonas (OBA) inicia neste sábado (8), às 18h, uma série de concertos didáticos na Academia Amazonense de Letras (Rua Ramos Ferreira, 1003, Centro). De acordo com o maestro Márcio Páscoa, a cada mês será realizada uma nova apresentação com um tema específico, contemplando repertórios que dizem respeito a lugares, autores ou ambientes criativos. O acesso é gratuito.

“O objetivo é investir na formação e qualificação de público, assim como apresentar autores e repertórios pouco conhecidos ou quase desconhecidos ao público”, explica o maestro, que adianta o tema do primeiro concerto – “A Música à volta da família Avondano”.

Os Avondano foram músicos cuja trajetória começa na Itália e atravessa todo o século 18. Eles trabalharam a serviço da Orquestra da Real Câmara de Lisboa, agrupamento que veio para o Brasil em 1808 com a família real portuguesa e passou desenvolver atividades aqui.

“Ao longo desse tempo, houve compositores na família, mas também grandes intérpretes que inspiraram outros compositores a escreverem para eles, assim como estimularam a presença de músicos de grande qualidade para tocarem ao seu lado”, completa Páscoa.

Publicidade
Publicidade