Sábado, 24 de Agosto de 2019
Concerto gratuito

Orquestra Barroca lança 4º CD em concerto na Academia Amazonense de Letras

O CD reúne obras orquestrais e camerísticas de diversos autores, como Haydn, Piccinni, Frederico II e José Mauricio Nunes Garcia



unnamed__1_.jpg O evento será realizado no sábado (4), com entrada gratuita, na sede da AAL, na av. Ramos Ferreira, no Centro (Foto: Divulgação)
06/12/2016 às 18:17

O quarto CD da Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), será lançado no próximo sábado (4), a partir das 18h. O evento será realizado durante a série de concertos da Academia Amazonense de Letras, localizada na avenida Ramos Ferreira, nº. 1003, Centro. A apresentação será gratuita.

O CD reúne obras orquestrais e camerísticas de diversos autores, como Haydn, Piccinni, Frederico II e José Mauricio Nunes Garcia. “O CD foi gravado durante o 26º Festival de Musica Colonial Brasileira e Musica Antiga, de Juiz de Fora, quando a OBA foi a orquestra residente do festival”, explica o maestro da OBA, Márcio Páscoa.

Desde o mês de outubro, a OBA realiza mensalmente concertos na Academia Amazonense de Letras cujo objetivo é investir na formação e qualificação de público, assim como apresentar autores e repertórios pouco conhecidos ou quase desconhecidos.

Nesta última do ano, o programa será dedicado às Sinfonias. “O programa mostra como o gênero sinfônico atravessou o século XVIII, saindo de padrões barrocos até se fixar no Classicismo vienense. A execução das obras será intercalada com explicações didáticas, por membros do Laboratório de Musicologia e História Cultural da UEA”, explica Páscoa.

Sobre a OBA

A Orquestra Barroca do Amazonas surgiu na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e começou as atividades em 2009. Ela é parte das atividades desenvolvidas no Laboratório de Musicologia e História Cultural (grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPQ e certificado pela UEA) do qual tomam parte ainda mais cinco docentes e 10 discentes de mestrado e graduação.

A OBA se apresenta com uma base de cordas (violinos, viola, violoncelos, contrabaixo), com flautas transversais e um rico naipe de instrumentos de baixo contínuo, composto de cravo, órgão, alaúde e guitarra barroca. O grupo já excursionou por dezenas de cidades do Brasil e do exterior (Italia, Portugal e Espanha) e já possui 4 CDs gravados. Sua existência trouxe patrocínios e parcerias importantes para a UEA, como Petrobras, Eletrobras, Sesc e Fapeam, além de movimentar convênios com universidades do Brasil e do exterior.

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.