Publicidade
Entretenimento
MÚSICA

Orquestra de Beiradão do Amazonas 'balança' o Largo São Sebastião nesta terça (8)

Apresentação do grupo faz parte de turnê regional promovida pelo projeto Sesc Amazônia nas Artes ao longo do ano 08/08/2017 às 13:51
Show b0308 11f
Michelle Moraes/Divulgação
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

Palmas, São Luís, Teresina, Rio Branco e Boa Vista foram algumas das cidades que receberam a Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA) nos últimos meses. O grupo tem circulado pela região Norte-Nordeste com um show promovido pelo projeto Sesc Amazônia das Artes, e essa mesma apresentação poderá ser vista nesta terça-feira (7), às 19h, no Largo São Sebastião. 

O maestro e saxofonista Ênio Prieto comemora os resultados da circulação, que até o próximo mês ainda passará por Ji-Paraná, Belém, Macapá e Cuiabá. “Tem sido uma experiência fantástica, porque estamos podendo levar um pouco da nossa produção musical pelo Brasil. Posso dizer que o beiradão está sendo muito bem aceito”, diz ele.

Criada em 2013, a OBA é a primeira iniciativa do gênero em Manaus por conta do seu formato: a composição do grupo conta com oito instrumentos de sopro, além de bateria, baixo, guitarra, contrabaixo e percussão, totalizando 12 músicos. “Esse formato é interessante porque essa mistura de instrumentos deixa o beiradão mais rico e completo, podemos trabalhar melhor os timbres”, explica o maestro.

Visita ilustre

Apesar de ter um repertório com 90% de músicas próprias, a orquestra sempre rende homenagens em seus shows a um dos ícones do beiradão, o saxofonista Teixeira de Manaus. Prieto se diz até surpreso em descobrir o quanto a obra do músico continua conhecida fora do Amazonas. “Ele é muito lembrado nos lugares onde temos ido, principalmente pelos trabalhos que lançou nos anos 80”, conta. 

Teixeira chegou a ser convidado para assistir a um dos ensaios da OBA antes do início da atual turnê, e o maestro lembra com carinho da visita do mestre: “Ele nos desejou muitas coisas boas e ficou feliz em ouvir as músicas dele sento tocadas por nós”, completa Prieto.

Lançamento

Terminada a circulação do Sesc Amazônia das Artes, a Orquestra de Beiradão vai se dedicar ao lançamento e divulgação do seu primeiro disco. O trabalho foi gravado com recursos do edital Proarte, da Secretaria de Cultura, e está em fase de prensagem. O lançamento deve acontecer em breve com um show em Manacapuru.

Serviço

o quê: Sesc Amazônia das Artes apresenta show da Orquestra de Beiradão do Amazonas
onde: Largo São Sebastião, Centro
quando: Hoje, a partir, das 19h
quanto: Acesso gratuito
infos.: (92) 98146-8535

Publicidade
Publicidade