Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
CONCERTO

Orquestra de Câmara apresenta 'Introdução e Allegro' no Teatro

Concerto, que tem entrada gratuita, será realizado nesta terça-feira (20). O evento terá a participação de solistas da Amazonas Filarmônica



aagora_concerto_dois_B99E0A78-A4FC-4806-9886-E1E1479EFD3B.JPG Foto: Michael Dantas/ SEC
19/08/2019 às 14:06

Obras de Claudio Santoro, Arthur Honegger, Piotr Tchaikovsky e Maurice Ravel fazem parte do repertório de “Introdução e Allegro”, concerto que será apresentado pela Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) nesta terça-feira (20), às 20h, no Teatro Amazonas. O evento tem entrada gratuita.

De acordo com o maestro Marcelo de Jesus, que regerá o concerto, o programa inicia e termina com “Introdução e Allegro”, de dois compositores diferentes. “Começamos com a obra de Santoro e terminamos com uma obra homônima de Ravel. Durante o programa passeamos por diversos períodos da música com Honegger e Tchaikovsky, um programa que é a proposta da OCA”, destaca.

Ainda como forma de homenagear o amazonense Claudio Santoro no centenário de sua morte, a OCA incluirá obras do compositor até o fim do ano.

“Após Santoro apresentamos um compositor da mesma época, Honegger, que exige uma maturidade musical e conhecimento artístico profundo da orquestra e dos solistas. Depois dessas obras complexas, chegamos na ‘Elegia’ de Tchaikovsky, do período romântico, uma música para aliviar a alma da plateia”, brinca o maestro.

A obra de Ravel, que termina o programa, será para a harpa, flauta e clarinete, explica Marcelo de Jesus. “Originalmente, a partitura incluía, além dos três solistas, um quarteto de cordas, mas Ravel chegou a permitir essa modificação”, diz o maestro. “É uma música bem diversa, porque a tradição francesa tem características bem particulares nas dinâmicas que exige e na própria forma de execução”, ressalta.

O concerto terá a participação de solistas da Amazonas Filarmônica, com Arley Raiol, na flauta; André Loves, clarinete; Diana Todorova, na harpa; e Hristo Ganev, no corne inglês. “Como sempre na OCA, damos oportunidade e visibilidade aos músicos da casa”, declara Marcelo de Jesus.

Confira o programa do concerto:

Introdução e Allegro – Claudio Santoro (1919-1989)

Concerto de Câmara – Arthur Honegger (1892-1955)

Elegia – Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)

Introdução e Allegro – Maurice Ravel (1875-1937)

Arley Raiol, flauta 

André Loves, clarinete

Diana Todorova, harpa 

Hristo Ganev, corne inglês

Maestro Marcelo de Jesus, regente

Serviço: Concerto “Introdução e Allegro”, com a Orquestra de Câmara do Amazonas

Data/hora: Terça-feira (20), às 20h

Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

*Com informações de assessoria de imprensa

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.