Sábado, 14 de Dezembro de 2019
CULTURA

Orquestra de Câmara do AM realiza concerto inspirado em temas folclóricos

Apresentação será nesta nesta terça-feira (12), como parte da Série Guaraná XVI; entrada é gratuita



IMG_3895_7F4B3847-BBB6-48C9-AE50-6734215B6641.JPG Foto: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa
11/11/2019 às 15:34

Com composições inspiradas em temas folclóricos de diversos países, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) apresenta, nesta terça-feira (12), o concerto “Fantasia Folk”, no Teatro Amazonas. A apresentação, que faz parte da Série Guaraná XVI – promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio do Guaraná Antarctica – contará com a participação da violinista carioca Priscila Rato, e terá entrada gratuita.

Regente do espetáculo, o maestro Marcelo de Jesus destaca que o concerto faz uma viagem pela música folclórica.



“Selecionamos compositores que se inspiraram em temas folclóricos e desenvolveram suas obras a partir de seus pensamentos e ideias”, comenta. “As canções caminham por vários países e carregam a personalidade de cada compositor, com maneiras diferentes de ver o folclore, uma grande fantasia. Temos, por exemplo, um compositor alemão que escreve sobre um sentimento escocês; um húngaro que escreve sobre obras de um francês, com temas espanhóis”, adianta o maestro.

Marcelo destaca também a participação da solista Priscila Rato, spalla da Orquestra Sinfônica da Bahia.

“É muito importante tê-la neste concerto com a OCA, uma musicista conceituada e que também tem um trabalho acadêmico muito forte”, afirma. “Além dessa troca de experiências com os músicos da orquestra, Priscila vai ministrar uma masterclass para os alunos do Liceu (de Artes e Ofícios Claudio Santoro)”, comenta.

Repertório

O programa inclui “Serenata Escocesa”, obra do compositor alemão Max Bruch, sobre um sentimento escocês; “Fantasia Brilhante Carmem”, do húngaro Jenö Hubay, que escreve sobre a famosa ópera do francês Georges Bizet, com temas espanhóis; “Primavera portenha”, do argentino Astor Piazzolla, baseada nas “Quatro Estações” de Vivaldi, com transcrição feita pelo russo Leonid Desyatnikov para orquestra de cordas.

A noite contará também com uma estreia no Amazonas, da obra “Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis”, do compositor inglês Ralph Vaugh William.  De acordo com Marcelo de Jesus, o público verá a orquestra de forma diferente.

“Será a primeira vez que vamos executar esta obra no Amazonas. E é uma obra muito interessante, pois divide a orquestra em três grupos (solistas, orquestra 1 e 2) e consegue criar sons estereofônicos sem que pareçam diferentes. As pessoas só vão perceber como se o som estivesse caminhando de um lado para o outro”, explica.

Marcelo observa ainda que apresentar novidades é uma característica da OCA. “Está no DNA da OCA apresentar sempre conteúdos diferentes no repertório para que o público tenha uma percepção diferente de audição”.

Em 2019, a OCA está celebrando o centenário de Claudio Santoro e inclui, em todos os concertos, uma obra do compositor amazonense. Na apresentação desta terça-feira, a orquestra executará “Meu amor me disse adeus (Canção para Gisèle)”, tema da ópera “Alma”, que estreou este ano no Festival Amazonas de Ópera.

“Está dentro da ideia do programa, pois tem muito da modinha, do lirismo folclórico brasileiro, tem o caráter melódico da música brasileira”, pontua.

Programa

Max Bruch (1838-1920)

“Serenata Escocesa”

 

Jenö Hubay (1858-1937)

“Fantasia Brilhante Carmem”

 

Astor Piazzolla (1921-1992)

“Primavera portenha”

 

Ralph Vaugh Williams (1872-1958)

“Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis”

 

Claudio Santoro (1919-1989)

“Meu amor me disse adeus (Canção para Gisèle)”

 

Serviço: Concerto “Fantasia Folk”, com Orquestra de Câmara do Amazonas e violinista Priscila Rato

Data/hora: Terça-feira (12/11), às 20h

Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: 10 anos

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.