Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
1.png
publicidade
publicidade

Alimentos orgânicos

Os benefícios à saúde com o consumo de alimentos orgânicos

Apesar de raros, em Manaus já é possível encontrá-los em supermercados e feiras livres


21/04/2013 às 19:03

É assustador conviver com a ideia de que 1/3 dos alimentos que consumimos cotidianamente estão contaminados com agrotóxicos, segundo   alerta feito pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Essas  substâncias químicas  - um mal necessário - são utilizadas para proteger a lavoura do ataque de pragas.

Segundo Fernando Carneiro, chefe do departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB),  em entrevista durante congresso no Rio de Janeiro,  o consumo prolongado de alimentos contaminados por agrotóxicos ao longo de 20 anos pode provocar doenças como câncer, malformação congênita, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais.

Mas qual a saída? Discute-se evitar e reduzir o consumo de agrotóxicos nos cultivos e na alimentação do brasileiro e ainda  a necessidade de se realizar uma “revolução alimentar e ecológica”.

Porém, enquanto isso ainda não é  totalmente realidade, a solução é consumir os chamados alimentos orgânicos.  Estes são cultivados  sem o uso excessivo de produtos químicos, utiliza solo fértil, com rotação de culturas, adubos e fertilizantes naturais. Esses alimentos, de quebra, ainda são mais nutritivos e saborosos que os convencionais.


Opções

Em Manaus ainda há pouquíssimos lugares que comercializam alimentos orgânicos. Entre eles estão o Emporium Roma, o Supermercado Fuji e a Feira de Produtos Orgânicos, aberta todo sábado na rua Maceió.

“No Emporium Roma temos uma infinidade de produtos tais como arroz, café, suco, macarrão, óleo de coco, barrinhas doces”, enumera Yeda Neves, nutricionista do Roma. 

Segundo Yeda, o Emporium possui fornecedores locais e de outros Estados. Os produtos deles já vêm com selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No Supermercado Fuji também é possível encontrar produtos orgânicos como açúcar, aveia e cereais.

A Feira de Produtos Orgânicos oferece à população alimentos cultivados sem agrotóxicos, como: maracujá, castanha, laranja, limão, banana verde, banana madura, limão, tangerina, limão da terra, couve japonesa, cheiro verde, cebolas, batata doce, jambú, cenoura, noni, mastruz, alémde  pastéis feitos de trigo orgânico.

Recomendações

Como ainda não é possível livrar-se totalmente dos alimentos não-orgânicos, o endocrinologista Mário Quadros  recomenda manter-se em dias com os exames de saúde para evitar maiores problemas por conta da ingestão de alimentos com agrotóxicos.

“Recomenda-se fazer periodicamente exames de sangue e dos rins para ver se o organismo não está intoxicado”, afirma Quadros.

Ainda segundo ele, as frutas que têm pele ou casca mais grossa como a banana e a manga, podem ter menor teor de contaminação, mas não é regra.

publicidade
publicidade
Greve dos professores será marcada por protestos em Manaus nesta segunda (22)
Ex-Flamengo, Junior Baiano fala sobre o atual momento do rubro-negro carioca
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.