Publicidade
Entretenimento
DIA INTERNACIONAL DO BOLO

Chefs de Manaus revelam 'segredos' para preparar um bolo perfeito em casa

Chefs e confeiteiras entregam os segredos para produzir um bolo perfeito em casa, além de falarem sobre seus sabores favoritos e outras dicas 21/07/2018 às 19:08 - Atualizado em 22/07/2018 às 17:35
Show bolo
Foto: Junio Matos
Mayrlla Motta Msnaus (AM)

Presente em aniversários, casamentos ou em uma simples comemoração, o bolo é a atração principal de uma mesa de doces. Mas não precisa de festa para se deliciar com uma fatia. Em casa, seja no café da manhã ou no final da tarde, sempre há espaço para essa iguaria, que na última sexta-feira (20) foi celebrada em todo o mundo no Dia Internacional do Bolo. Em Manaus, chefs e confeiteiras entregam os segredos para produzir um bolo perfeito em casa, além de falarem sobre seus sabores favoritos e outras dicas. 

A chef com especialização em pâtisserie Zeila Hebron conta que sempre foi apaixonada por bolos, e o que mais a fascina é a liberdade de criar e finalizar a iguaria. “Gosto muito de trabalhar com frutas e especiarias, sempre trabalhando com produtos de qualidade, que além do sabor te proporciona saúde. Utilizo em minhas receitas iogurte, frutas... e isso faz total diferença, pois o sabor vai além dos tradicionais ingredientes como açúcar, leite e fermento”, diz a chef, que ao lado da irmã Zâmia Hebron administra a Casa Leopoldo. 

Para ela, o segredo em preparar um bolo está no modo de preparo, que deve incluir ingredientes de qualidade e em temperatura ambiente, a não ser que a receita peça uma diferente. “O principal segredo para uma receita de bolo dar certo é bater bem a manteiga e o açúcar, e em seguida os ovos, sempre acrescentando um a um, em velocidade alta. Depois é só misturar os ingredientes seguintes em velocidade baixa. Outro ponto importante é o forno pré-aquecido em temperatura a 180ºC”, explica. Ao lado, ela compartilha com os leitores a receita do Bolo Surpresa de Uva com merengue de Limão Siciliano. 

Pasta americana

Quem também é apaixonada por bolos é a cake designer Julyana Loureiro. Advogada por formação, ela resolveu investir na área de confeitaria desde agosto de 2013. Ela comanda a Doce Parceria, cujo carro-chefe são os bolos em pasta americana, mas ela também trabalha com bolos tradicionais de macaxeira, banana, milho, chocolate e queijo, que são vendidos diariamente no Café DuCaboco. 

Ela conta que o favorito dela é de macaxeira. “Cada um tem a sua receita, mas a minha é uma adaptação de uma que lembra a minha tia-avó Eneida, que sempre fez esse bolo de macaxeira na época junina e me presenteou com essa receita quando comecei a trabalhar com bolos”, conta Julyana. 

A confeiteira compartilha conosco a receita de um bolo de churros, que pode ser facilmente feito em casa. Para ela, o segredo para preparar uma receita é acrescentar, além dos ingredientes, amor. “Você precisa estar com uma energia boa para que ele dê certo! Mas, além disso, é preciso seguir direitinho a receita, medidas ou peso de cada ingrediente”.

Bolo para amigos

Ela adora receber os amigos em casa para degustarem de suas invenções na cozinha. Graduada em Economia, ela não esconde que sua verdadeira paixão é a cozinha. Mara Guerreiro desde menina ajudava a mãe a preparar festas de aniversário o que a levou a buscar aperfeiçoamento na área. 

Mara tem como bolos favoritos os para amigos queridos. “Pode ser o de maracujá, maçã, ou simplesmente o bolinho da “vovó” com baba de moça recheado com doce de leite e muito amor”, disse. Para ela, o segredo em preparar um bolo concentra-se em estudar uma receita e inspirar-se até criá-lo. 

“Abra seu coração e faça pensando na satisfação de quem vai saborear. O sentido vai muito além da execução perfeita de uma receita. Envolve bem querer, energia e um ato sagrado que é repartir à mesa”, finaliza Guerreiro.

Publicidade
Publicidade