Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020
CINEMA

Oscar 2020: 'Coringa' lidera com 11 indicações, incluindo o de melhor filme

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou os indicados da 92ª edição do evento



Capturar_9668C0B5-9B18-4352-AA9F-14DBEEC5CCD9.JPG Fotos: Reprodução
27/01/2020 às 15:51

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou os indicados ao Oscar 2020, 92ª edição do evento, que premiará, no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles, os melhores filmes do ano.

‘Coringa’ foi o longa com o maior número de nomeações, com onze no total. Dentre elas, destacam-se as indicações a Melhor Filme, Melhor Diretor para Todd Phillips e Melhor Ator para Joaquin Phoenix.



A produção é seguida de perto por o ‘O Irlandês’, ‘1917’, e ‘Era uma Vez em… Hollywood’ com dez indicações cada. Atrás deles, com seis indicações, estão ‘História de um casamento’, ‘Adoráveis mulheres’, ‘Jojo Rabitt’ e o sul coreano ‘Parasita’.

É do Brasil

O Brasil pode nunca ter ganhado um Oscar, mas o País segue sempre bem representado nas premiações. Nesta edição, não foi diferente. O maior exemplo é ‘Democracia em Vertigem’. O elogiado projeto de Petra Costa, que testemunha a ascensão e queda de um partido e a polarização política do Brasil, concorre ao prêmio de melhor documentário.

Outro caso é ‘Dois Papas’. Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, responsável pelo clássico ‘Cidade de Deus’, o longa mostra a relação entre o papa Francisco (Jonathan Pryce) e seu antecessor Bento XVI (Anthony Hopkins). O filme conta com três indicações. Infelizmente, nenhuma delas para Meirelles. 

Ainda que seja uma representação simbólica, ‘Klaus’ é mais um exemplo da presença brasileira no Oscar, no caso, mais especificamente de um amazonense. A obra, indicada na categoria de melhor animação, conta com a participação do artista manauara Gabriel Soares, que atuou como colorista. 

Esnobados da vez

Como sempre, nem todos os grandes nomes do ano foram contemplados na lista. Jennifer Lopez, Adam Sandler, Beyoncé e Lupita Nyong'o estão entre as estrelas que eram cotadas para indicações ao Oscar 2020, mas ficaram de fora da lista. 

Além deles, outros nomes foram esquecidos pela academia, como Eddie Murphy, pela sua atuação em ‘Meu Nome é Dolemite’; Greta Gerwig, diretora de ‘Adoráveis Mulheres’; ou Taron Egerton, que ganhou o Globo de Ouro como melhor ator de musical por sua interpretação de Elton John, em ‘Rocketman’.

Curiosidades

  •  ‘Parasita’ se tornou o 11º filme estrangeiro a ser indicado na categoria principal.
  •  Um casal entrou nas categorias de roteiro. Greta Gerwig foi indicada em roteiro adaptado por ‘Adoráveis mulheres’ e seu namorado, Noah Baumbach, em roteiro original, por ‘História de um casamento’.
  •  John Williams, indicado a trilha de ‘Star Wars IX’, bateu o próprio recorde como pessoa viva com mais indicações: 52. Walt Disney continua com a liderança histórica, com 59
  •  Scarlett Johansson concorre a melhor atriz por ‘História de um casamento’ e atriz coadjuvante por ‘Jojo Rabbit’. Antes dela, 11 atores foram indicados no mesmo ano nas duas categorias. A mais recente foi Cate Blanchett, em 2008.
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.