Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Vida

'Oscar' da gastronomia: espanhol fica com a liderança e D.O.M. cai

Na última edição, divulgada no ano passado, o restaurante dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca ocupou a segunda colocação. O dinamarquês Noma, que se manteve em primeiro lugar por três anos, é agora o segundo colocado na lista



1.jpg Os irmãos Joan, Josep e Jordi Roca conseguiram acabar com a hegemonia do dinamarquês Noma
30/04/2013 às 09:25

O espanhol El Celler de Can Roca conquistou o primeiro lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo da revista britânica “Restaurant”. O prêmio, cujo resultado foi divulgado nesta segunda (29), é uma espécie de Oscar da gastronomia.

Na última edição, divulgada no ano passado, o restaurante dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca ocupou a segunda colocação. O dinamarquês Noma, que se manteve em primeiro lugar por três anos, é agora o segundo colocado na lista.

O brasileiro D.O.M., de Alex Atala, caiu da quarta posição de 2012 para a sexta, mas continua como o melhor restaurante do Brasil na lista. O Maní, de Helena Rizzo e Daniel Redondo, subiu da 51ª para 46ª posição. O restaurante homônimo da chef Roberta Sudbrack, no Rio de Janeiro, caiu da 71ª para a 80ª.

Vencedor


O El Celler de Can Roca fica em Girona, na região da Catalunha, na Espanha. As principais características da cozinha são a preferência pelos ingredientes típicos catalães, a combinação de técnicas inteligentes e simples e um certo humor na apresentação dos pratos.

O El Celler de Can Roca foi fundado em 1986 pelos irmãos Joan e Josep. Joan, o mais velho, ficava na cozinha e Josep, o irmão do meio e sommelier, no salão. Em 1996, o caçula Jordi se uniu ao projeto, também na cozinha, mas cuidando especificamente das sobremesas.

Com uma cozinha espanhola moderna, em 1995, o restaurante recebeu a primeira estrela Michelin. Em 2002, veio a segunda e, em 2009, a terceira. Em 2009, a revista inglesa “Restaurant” o colocou em quinto lugar entre os 50 melhores do mundo. Em 2010, ele subiu para a quarta posição e em 2011 e 2012, ficou em segundo lugar.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.