Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Vida

Paciente do Centro de Atendimento Psicosocial Adolfo Lourido, em Parintins lançará livro de poesias

A obra foi organizada pelas estudantes do curso de Serviço Social, da Universidade Norte do Paraná ( Unopar), Adriane Souza Siqueira e Cintia Tavares da Costa, que prestam estágio na unidade de saúde onde a escritora faz tratamento psicológico há sete anos



1.jpg Aliado a sua linha literária a escritora também faz desenhos do cotidiano da cidade e transcreve para a prancheta história de personagens
29/08/2013 às 10:06

Será realizada nesta sexta-feira (30), no município de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus), uma manhã de autógrafos que marcará a cerimônia de lançamento do livro “Poesias e Parodias” da jovem Patrícia Gama Evangelista, 32.

Patrícia é paciente do Centro de Atendimento Psicosocial Adolfo Lourido ( Caps 2), em Parintins, onde faz tratamento psicológico há sete anos. A obra foi organizada pelas estudantes do curso de Serviço Social, da Universidade Norte do Paraná ( Unopar), Adriane Souza Siqueira e Cintia Tavares da Costa, que prestam estágio na unidade de saúde.

Uma das terapias de Patrícia é escrever temas sobre sua vivência. Aliado a sua linha literária a escritora também faz desenhos do cotidiano da cidade e transcreve para a prancheta história de personagens, que ela recria, do próprio ambiente onde procura ajuda para o tratamento.

“Gosto de escrever. Herdei este dom do meu pai, já falecido. Sei que ele está orgulhoso de mim agora. Quero agradecer a direção do Caps e também a Adriane a Cintia que organizaram este livro. Estou muito feliz”, disse Patrícia.

Dos escritos de Patrícia dois poemas chamam a atenção. Em “Mais uma chance”, ela aposta que o jovem precisa valorizar a vida e acreditar mais, porque a chance de alcançar a paz é agora. O segundo, intitulado “Sem preconceito” a autora reproduz a atenção que recebe dos profissionais da Casa de saúde e diz que a filosofia dos pacientes, é impressionar.

“Analisamos e selecionamos as paródias, os poemas, os desenhos e tivemos a ideia de transformar essa história, tão rica da Patrícia, em um livro. Foi uma grande experiência, que motivou e devolveu a autoestima da paciente”, contou Adriane.

A psicóloga Silma Xavier, coordenadora da unidade de saúde, disse que o lançamento da obra representa o quadro de evolução que a paciente teve no tratamento. “Ela está feliz, entusiasmada. Isso representa a evolução, para melhor, de todo o tratamento que ela recebeu aqui, desde 2006”, afirmou.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.