Publicidade
Entretenimento
Museu, memória e cultura

Paço da Liberdade tem programação especial durante 10ª Primavera dos Museus

Evento acontece de 19 a 23 de setembro, no Paço da Liberdade, no Centro de Manaus. Entre as atividades estão palestras e visitas monitoradas 08/09/2016 às 14:11
Show unnamed
O tema deste ano é “Museu, Memória e Economia da Cultura” (Divulgação)
acritica.com

O Paço da Liberdade, localizado no Centro de Manaus, participará da 10ª edição da Primavera dos Museus, temporada cultural nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece anualmente no início da estação homônima. Nesta edição, a programação vai do dia 19 até o dia 23 de setembro.

A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus e intensificar sua relação com a sociedade. Em 2016 será “Museu, Memória e Economia da Cultura”.

Na segunda-feira (19), às 15h, abrindo a temporada, o Paço da Liberdade promoverá uma palestra com a professora e escritora Evany Nascimento, abordando o tema de seu livro “Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus”. Lançado recentemente, o livro traz coretos, praças, entre outros espaços do Centro da Cidade.

Na quarta-feira, dia 21, das 8h às 10h, acontecerá uma visita monitorada no Complexo Turístico e Histórico Praça Dom Pedro II, incluindo o Museu da Cidade Paço da Liberdade e seu entorno. A visita será guiada pelos professores Evany Nascimento e Leonardo Novellino. O ponto de encontro será em frente ao Paço.

Encerrando a programação da 10ª Primavera de Museus, na sexta (23) ocorrerá a palestra “Falsos Mármores de Manaus”, com o artista Oscar Ramos e o arquiteto Humberto Barata, realizado no Les Artistes Café Teatro, na avenida Sete de Setembro, Centro.

O assunto abordado na palestra será a falsificação de mármores em diversos pontos da capital do Amazonas, como as paredes do Teatro Amazonas imitando mármore. O objetivo é resgatar a memória dos grandes artistas responsáveis por essas imitações.

Programação

19/09, de 15h às 16h30: palestra com a Professora Evany Nascimento sobre o seu livro '”Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus'”. Local: Café Teatro, av. Sete de Setembro, 377, Centro Histórico.

21/09, de 8h às 10h: visita ao Complexo Turístico e Histórico da Praça Dom Pedro II, incluindo o Museu da Cidade/Paco da Liberdade e seu entorno, com os Professores Evany Nascimento e Leonardo Novellino. Local: em frente ao Paco da Liberdade, na rua Gabriel Salgado s/n, Centro Histórico de Manaus.

23/09, de 15h às 16h30: palestra “Os Falsos Mármores de Manaus” com o Artista Oscar Ramos e o Arquiteto Humberto Barata; Local: Café Teatro - Av. Sete de Setembro, 377, Centro Histórico de Manaus.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade