Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
120 anos

Para não esquecer: Teatro Amazonas marcou a trajetória de artistas populares da cidade

Vocalistas das bandas Xiado da Xinela e Ases do Pagode contam suas histórias no palco do teatro centenário



b0711-10f.jpg Xiado da Xinela fez show no palco da casa de espetáculos
11/12/2016 às 17:52

Em seus 120 anos de história, o Teatro Amazonas foi palco para grandes produções e encontros emocionantes, mas também marcou a trajetória de inúmeros artistas da cidade, que sempre acalentaram o sonho de se apresentarem no palco centenário. O DJ Evandro Jr, vocalista da banda de forró Xiado da Xinela, é um deles.

Há algumas semanas, ele participou do projeto “Duetos Populares”, realizado pela Secretaria de Cultura, que promoveu o encontro de forrozeiros e grupos conhecidos de Manaus. Com lotação máxima, o show foi literalmente a estreia da Xiado da Xinela e de Evandro no Teatro Amazonas. “A gente se emocionou quando recebeu o convite. Foi uma sensação novas depois de 14 anos de estrada, além de ser um reconhecimento pelo nosso trabalho”, disse ele.

A experiência também reservou surpresas para os dez integrantes da banda, afinal, eles estavam pisando num território novo e bem diferente do agito das casas de show onde costumam se 
apresentar. 

“O show teve um clima diferente porque estava todo mundo sentado olhando pra gente, ficamos até meio nervosos no início, achando que ninguém estava gostando. Mas a galera cantou junto e acabou se levantando para dançar a última música”, lembra Evandro, que reconheceu na plateia o público cativo da Xiado, além dos amigos e familiares (muitos nem chegaram a entrar por falta de lugares).

Quando se ouve o vocalista falar de projetos anteriores, parece até que o Teatro Amazonas estava no destino da banda, só faltava chegar o momento certo. “Eu tinha feito um DVD no Largo São Sebastião há muitos anos e depois pensei em gravar um acústico dentro do teatro, mas acabei esquecendo esse projeto. Agora estamos pensando em voltar lá para registrar o nosso DVD de 15 anos de banda”, adianta.

Auto de Natal

Este ano, o tradicional concerto de Natal realizado no Teatro Amazonas será baseado na “Cantata Cênica de Natal – Natividade”, do escritor Max Carphentier, produção que contará com 24 artistas no elenco. Um deles é o cantor Jorjão Pampolha, vocalista da banda Ases do Pagode, aprovado nas audições para interpretar o Papai Noel. 

Este é o segundo ano consecutivo que Jorjão participa do elenco principal do concerto. “Desde 2009 eu participo do concerto de Natal, mas fora do núcleo de atuação. Costumava participar dos corais, mas sempre quis participar do auto em si. Fiz vários testes e nunca passava, até que ano passado consegui ser aprovado para o papel de um urso. Foi uma grande felicidade para mim”, comenta o músico.

Atuar dentro do concerto exigiu de Jorjão estudos complementares de encenação e canto lírico: “Tive que correr atrás porque eu venho do canto popular, mas acaba saindo tudo como Deus permite. Já tinha cantado com o Ases no teatro, mas nada supera fazer parte da magia que é contracenar numa produção de Natal, algo que enche todo mundo de emoção”.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.