Publicidade
Entretenimento
Vida

Para nutricionista, mudanças de hábitos são fundamentais para garantir qualidade de vida

Algumas mudanças são essenciais para adquirir qualidade de vida e manter a saúde em dia, como beber bastante água, praticar atividades físicas diariamente, evitar bebidas alcoólicas e o fumo e fazer refeições saudáveis 16/10/2014 às 11:01
Show 1
Alimentação saudável é um das principais armas para ter uma saúde de qualidade
acritica.com* Manaus (AM)

Os cuidados com a saúde são cada vez mais necessários, já que as atividades diárias muitas vezes colocam o bem-estar em segundo plano e, consequentemente, as pessoas cultivam hábitos que prejudicam sua qualidade de vida. A situação requer atenção e, por isso, foi criado na década de 1980 o Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quinta-feira (16). A ideia é conscientizar a população acerca da nutrição e da alimentação, assim como o desperdício.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Tanara Ferreira, as mudanças de hábitos têm como principal finalidade a manutenção não só da parte física, mas também da psicológica. “A alimentação correta, variada, saudável e balanceada é um dos fatores que tem maior influência na saúde e no bem-estar. Ter uma boa alimentação é sinônimo de qualidade de vida, por isso a população é incentivada a ter bons hábitos”, explica.

Não é difícil encontrar uma pessoa que tenha decidido mudar seu estilo de vida e se tornar uma pessoa mais saudável. Alguns anos atrás, a vocalista de uma banda de forró, Kelly Silva, começou a sentir os efeitos de uma alimentação descuidada. Com uma rotina corrida de shows, ensaios e gravações, o principal motivo que a fez parar para pensar em mudar os hábitos foi a fadiga constante. “Eu tinha uma alimentação completamente errada e à base de muita fritura, massa, doces e tudo o que via pela frente. Mas isso começou a me fazer mal”, confessa Kelly.

Segundo a nutricionista Tanara Ferreira, o consumo desses alimentos produz uma série de desequilíbrios nutricionais. “A alimentação rica em frutas e verduras é essencial, assim como a prática de atividades físicas diariamente, pois ambos podem controlar e reduzir a pressão arterial, diminuir o percentual de gordura e melhorar o metabolismo da glicose”, afirma.

Pesando atualmente 60 kg, Kelly mantém uma alimentação restrita em açucares, gorduras e sal e procura conciliar seu novo estilo de vida com as viagens para cumprir agenda de shows. “Eu compro o que preciso para montar minhas refeições e levo tudo dentro de uma mala térmica para seguir à risca”.

Algumas mudanças são essenciais para adquirir qualidade de vida e manter a saúde em dia. “Beba pelo menos dois litros de água por dia, pratique pelo menos 30 minutos de atividades físicas todos os dias, evite bebidas alcoólicas e o fumo, além de fazer pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia”, orienta a nutricionista do Hapvida Saúde, Tanara Ferreira.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade