Publicidade
Entretenimento
Vida

Para seguir de volta: Tiago Iorc traz turnê do disco 'Troco Likes' a Manaus nesta sexta (23)

"Troco", quarto álbum de estúdio do artista, aposta em uma sonoridade mais animada, em contraponto ao seu disco anterior, o introspectivo "Zeski" 18/10/2015 às 19:53
Show 1
Cantor está empolgado com a recepção das novas músicas nos shows
Lucas Jardim* Manaus (AM)

O cantor e compositor brasiliense Tiago Iorc volta a Manaus nesta sexta-feira (23) para apresentar seu mais novo trabalho, “Troco Likes”. Seu quarto álbum de estúdio aposta em uma sonoridade mais animada, servindo como contraponto ao seu disco anterior, o introspectivo “Zeski”, cuja extensa divulgação viu o cantor visitar Manaus duas vezes (uma com banda completa e outra com um show acústico) e fez seu perfil crescer bastante em nível nacional.

Em entrevista ao A CRÍTICA, o cantor se mostrou empolgado com a resposta do público às novas canções. “Essa é a turnê mais especial da minha carreira até agora. É inexplicável a sensação de estar num palco tocando músicas que acabaram de ser lançadas e ouvir todo mundo cantando junto. Sinto uma entrega muito grande de minha parte e da parte do público, também. Essa troca tem sido linda demais”, comentou.

Língua materna

O disco vê o cantor se afirmar mais ainda em sua língua materna, cantando quase todas as músicas em português, diferentemente de seus primeiros registros, todos em inglês.

Segundo Tiago, a decisão foi, antes de tudo, prática. “Tenho feito muitos shows aqui no Brasil e esse disco veio da minha vontade de estar ainda mais próximo do público daqui. Isso, por si só, já teve uma influência enorme no que eu estava fazendo porque me interessava encontrar o diálogo mais direto [possível]”, falou.

Do repertório novo, Tiago não esconde sua predileção por “Alexandria”. “É uma parceria minha com o Humberto Gessinger [do Engenheiros do Hawaii]. Conversei com ele sobre o tema do disco e falei que adoraria saber um pouco do olhar dele sobre esse assunto. Ele me enviou um esboço de um texto e eu organizei e musiquei. Tem sido uma das minhas preferidas, principalmente pelo o que ela se tornou ao vivo, com a participação das pessoas”, declarou o compositor, que aproveitou para mencionar que, enquanto o novo show foca nas músicas do último disco, canções mais antigas também encontram lugar no “set list”.

Redes sociais

“Troco Likes” faz referência direta às redes sociais, uma paixão do brasileiro que ocupou a mente de Tiago durante o processo de criação do registro. “Enquanto fui amadurecendo o conceito do disco e escrevendo as músicas, foi ficando mais claro o quanto essa questão de ser quisto nos é importante. Ser gostado é significar. E significar para o outro é existir para nós mesmos. Mas chega a ser cômica essa carência exposta dessa forma tão banal, ainda mais nessa superficialidade da Internet”, elaborou.

Ele menciona que o público com quem interage no Facebook e no Instagram costuma ser carinhoso, o que costuma se traduzir para abordagens na vida real. “Na rua, muitas pessoas chegam pra mim me desejando coisas bonitas”, lembra Tiago.

Passado e futuro

Prestes a completar 30 anos e com uma carreira que já tem um número considerável de discos e músicas bem-sucedidas, Tiago se sente feliz pelas decisões tomadas até agora.

“Viver de música e manifestar o que faz sentido pra mim e encontrar o diálogo com algo que seja relevante para outras pessoas tem sido a minha busca. Estar cada vez mais em contato com a minha verdade, pra que ela possa me aproximar cada vez mais do que é verdadeiro para outras pessoas”, explicou o artista.

Quanto ao futuro, ele menciona estar com vontade, pela primeira vez, de fazer um registro ao vivo, acreditando na força dos shows de divulgação do novo disco.

Antes de cuidar desse projeto, ele tem o show em Manaus e os demais da turnê “Troco Likes”, que o levará a cerca de 50 cidades no Brasil. De sua parte, o cantor mal pode esperar. “Amei conhecer Manaus! Fui recebido com muito carinho por todos. O último show em Manaus foi inesquecível”, concluiu o compositor. A gente curte e compartilha.

Outras atrações

Outros artistas também farão shows no Teatro Manauara nesta semana. Nesta quinta-feira (22), o cantor Leonardo Gonçalves apresenta o show de seu DVD “Princípio”, agora acompanhado por sua banda, a partir das 21h. Recentemente, Leonardo participou no teatro do evento “Loop Session” dividindo o palco com os vocalistas dos grupos Rosa de Saron e Oficina G3.

Já neste sábado (24), quem chega é a dupla Os Arrais, que traz a turnê “Terras Longínquoas e Mares Distantes” ao palco do local, a partir das 20h. Os irmãos André e Tiago Arrais são conhecidos por suas canções folk/soft rock regado de arranjos acústicos.

Por fim, no domingo (25), o cantor Marcelo Jeneci se apresentará pela primeira vez em Manaus, para divulgar seu disco “De Graça”, a partir de 20h. O registro foi indicado no Grammy Latino 2014 como “Melhor Álbum de MPB” e fez o artista ganhar o prêmio de “Melhor Compositor” de 2014 da Associação Paulista de Críticos de Arte.

*Colaborou Jony Clay Borges

Publicidade
Publicidade