Publicidade
Entretenimento
Vida

Pedaço de paraíso: Adrenalina, aventura e ecoturismo

Visitar Brotas é desfrutar de muita diversão e lazer em meio à natureza de uma bela região brasileira  01/06/2013 às 21:29
Show 1
O rafting, descida de corredeira em botes, fez o lugar famoso em todo o Brasil
Jornal A Crítica ---

Brotas pode ser considerada a capital do ecoturismo do Estado de São Paulo, devido às diversas opções de atividades ligadas ao esporte de aventura em meio à natureza exuberante. Mas não é só isso. As várias opções de lazer fazem Brotas atrair cada vez mais pessoas, do Brasil e dos países vizinhos, que buscam conhecer cachoeiras e repousar em local repleto de verde e calmaria praticando o ecoturismo. Se, por outro lado, a vontade é expulsar o estresse do dia a dia em atividades de turismo de aventura, esse é o local ideal. E seja viagem para casal, férias em família ou viajar com amigos, Brotas atende em todos os aspectos as necessidades dos viajantes.

A cidade de Brotas está localizada no centro do Estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil. Mais de 80% do seu território está integrado à Bacia do Rio Jacaré-Pepira , além de pertencer a APA (Área de Proteção Ambiental) de Corumbataí. Uma de suas características mais marcantes é seu relevo montanhoso, que recebe o nome de “Cuestas Basáticas”, responsável pela grande quantidade de cachoeiras no local.

Local acolhedor

As várias opções de lazer transformaram o município, antes uma típica cidade do interior, em um local com ares de “estância turística”. Nos finais de semana e também nos feriados prolongados é possível notar o quanto cresce o movimento na cidade que, vale ressaltar, é um local receptivo e acolhedor com todos os visitantes.

Brotas conta com uma grande variedade de pousadas, hotéis fazenda e resorts, que vão desde os modelos mais econômicas, aqueles tradicionais até as mais requintadas. Na alimentação é oferecida uma vasta gama de opções para quem aprecia uma boa comida da fazenda, característica das cidades do interior.

Jacaré Pepira

O Rio Jacaré Pepira é o grande precursor dessa ‘onda’ crescente que vem desde a década de 90, começando pelas descidas de bóia inflável em seu curso e posteriormente o rafting – atividade que tornou o lugar conhecido em todo o Brasil e hoje ‘puxa’ várias opções de passeio, seja para quem procura adrenalina ou para quem apenas deseja um bom descanso.

Vale lembrar que o Rio Jacaré Pepira é um dos rios da região que não apresentam nenhum índice de poluição. Muito disso se deve à população, que se conscientizou e o resultado disso tudo é a ascensão do turismo, girando a economia e resultando diretamente na geração de novos empregos. Segundo pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Brotas é uma cidade de nível elevado no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – e ótima para se viver no Brasil. Com tudo isso, Brotas está definitivamente inserida no cenário nacional como uma cidade ideal para se conhecer e visitar.

Turismo acessível

O Município de Socorro, também no interior paulista, conta com relevo montanhoso e abundantes rios que favoreceram a formação de cachoeiras e corredeiras, que atualmente se transformaram em grandes atrativos turísticos. O destino foi escolhido para ser um dos primeiros a integrar o programa Aventura Segura – uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Empresa de Turismo de Aventura (Abeta).

Mas Socorro foi mais além, e tornou-se o primeiro destino turístico do Brasil a unir o Turismo de Aventura com a proposta de acessibilidade. O programa Aventureiros Especiais. em conjunto com o MTur, criou diversas modalidades de Turismo de Aventura para portadores de necessidades especiais. Outras oportunidades surgiram, como o programa Socorro Acessível, através de uma nova parceria do MTur, desta vez com a Prefeitura Municipal de Socorro e a Avape. O programa trouxe a acessibilidade para todo o destino, aumentando as condições de segurança para o tráfego de veículos e possibilitar a utilização por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no centro histórico e comercial, nas pousadas, hotéis, restaurantes, parques e pontos e equipamentos turísticos da cidade. Lá todos os estacionamentos são adaptados, a cidade conta com pisos táteis, cardápios em braile, entre outras coisas, e, é conhecida também pelo turismo acessível de aventura. Lá são praticados esportes como rafting, tirolesa, além de trilhas e passeios adaptados a cavalo e de bicicleta.

Publicidade
Publicidade