Publicidade
Entretenimento
CULTURA

Pelo 8º ano, companhia de dança de Manaus vai participar do Festival de Joinville

A The Fusion Norte Company teve oito apresentações aprovadas para a edição deste ano do festival catarinense, que acontece em julho 19/05/2018 às 10:42
Show cia
Foto: Divulgação
Maria Paula Santos Manaus (AM)

Em seu oitavo ano no Festival de Joinville, a companhia de dança The Fusion Norte Company celebra as oito aprovações para se apresentar no evento que ocorre entre os dias 17 e 19 de julho. Dentre elas, estão dois solos que estarão competindo para trazer o prêmio na categoria sênior de danças populares para Manaus.

Ao todo são 36 pessoas, entre bailarinos e equipe técnica, que com o apoio da Eucatur Urbano, Sinetram, Prado Som Car, Secretaria de Estado de Cultura(SEC), Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e Live Academia, se juntarão aos colegas do grupo Arte Sem Fronteiras, que  também está levando alguns representantes da compania para os palcos sulistas.

O diferencial do trabalho desses grupos é a atenção especial para alunos em situação de risco e de baixa renda. “Temos bailarinos de escolas públicas e que vivem em comunidades em situação de risco mas que optaram por seguir uma vida na dança, ao invés de outros caminhos. Todos hoje querem fazer vestibular e é isso que nos orgulha”, relata André Durand, diretor e coreógrafo.

As apostas

Com um elenco completamente heterogêneo, as seis coreografias que participarão nos palcos abertos espalhados pela cidade falarão dos mais diversos gêneros da dança popular. Com aprovação em palco fechado, ou seja, mostra competitiva, o grupo está levando um solo masculino e outro feminino. No solo feminino, Heloisa Judite apresentará uma coreografia homenageando a dança indiana.

“A intenção é mostrar o amor deles ao hindu, toda a situação da prece que os cerca”, afirma Heloísa. Na coreografia, a bailarina fará uso de uma vestimenta típica indiana com direito a guizos nos tornozelos e tudo.

“Vamos usar retroprojetores com imagens de deuses para oferecer algo a eles, como flores. Vou usar as pinturas de pé e rosto, e tudo se compõe em uma colagem de duas músicas em três minutos. A segunda música representará o fogo, que é o respeito para os indianos, mostrando a devoção à bandeira indiana, com a roda da justiça”, finaliza.

No solo masculino, Ayrton Costa Ramos representará um solo místico onde contará a história de um pajé e falará um pouco da mística que cerca essas figuras folclóricas, por meio da dança. O The Fusion é conhecido por apresentar os estilos de jazz, contemporâneo, danças populares, balé, neo clássico, danças urbanas e essa mistura faz com que se destaquem até fora do nosso Estado.

Uma Família

“Alguns não tinham pespectivas e a dança mudou isso”, comentou André, ao falar sobre o que o grupo se tornou hoje, após anos de formação. “Somos uma segunda família, já que tanto eu quanto Elifas [Matos, coreógrafo] e o Wilson Junior [coreógrafo Arte Sem Fronteiras] nos tornamos pais, professores, amigos e conselheiros de cada um”, conclui.

Para fazer parte do grupo o processo é todo gratuito, eles ensaiam no espaço cedido pela academia Live da avenida Djalma Batista, na Zona Centro-Sul, mas em contrapartida os diretores pedem boas notas e uma boa convivência familiar. Para patrocínio e quem tiver interesse em ingressar a companhia, o contato é (92) 99216-2707.

Wilson Junior, do Arte Sem Fronteiras, compartilha dos mesmos ideais. “Nós somos um projeto social formado há 10 anos para favorecer jovens em estado de vunerabilidade social, trabalhamos com vários estilos de dança, em especial a afro. É algo difícil representar o Norte e acredito que temos as mesmas experiências e vivências que o The Fusion. Participar dessa viagem é uma honra, já que estamos fortalecendo toda a produção nortista de danças populares”, comentou.

O grupo se apresentará neste sábado (19) em evento para a Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC), no bairro Educandos, às 17 horas, com os solos e conjuntos que irão representar o norte em Joinville.

Publicidade
Publicidade