Sábado, 24 de Julho de 2021
Teatro

Performance teatral será exibida ao vivo no próximo sábado (13)

Espetáculo ‘Quem Casa, Quer Casa’ será exibido diretamente do Buia Teatro no canal do Youtube e no Facebook da Associação ArtBrasil



_MG_0602-1-min__2__059D343F-38BE-4028-9921-FAF3FF3C415A.jpg Live compõe projeto contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana 2020/Lei Aldir Blanc (Foto: Douglas Rodrigues/ Divulgação)
11/03/2021 às 17:38

Os amantes de teatro terão a oportunidade de assistir ao vivo e sem sair de casa o espetáculo “Quem Casa, Quer Casa”, dirigido pela produtora cultural Ana Cláudia Motta. Com texto adaptado da obra do escritor brasileiro Martins Pena – considerado o pai da comédia de costumes no Brasil –, a performance teatral será transmitida de forma gratuita neste sábado (13), a partir de 17h, no canal do Youtube e no Facebook da Associação ArtBrasil.

A exibição ao vivo da peça acontece diretamente do Buia Teatro, um dos parceiros do projeto junto ao Casarão de Ideias e ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações do Estado do Amazonas (Sinttel/AM). “Desta vez, iremos atuar sem plateia. É claro que o ‘calor’ e a participação do público são essenciais para o artista, mas essa foi a forma que encontramos para estar mais perto deles com segurança neste período tão desafiador, por conta da pandemia do novo coronavírus, e, ao mesmo tempo, incentivar o nosso setor cultural”, explica Ana Cláudia.



De acordo com ela, a live é só uma das etapas do projeto “Quem Casa, Quer Casa – Da Dramaturgia à Cena: Quando as mazelas humanas ultrapassam os séculos”, contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana 2020/Lei Aldir Blanc, do Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas (SEC/AM) –, em parceria com o Governo Federal.

“A programação ainda conta outras atividades interessantes, como entrevistas com os atores, imagens dos bastidores do espetáculo e mais uma série de videoaulas sobre Comédia de Costumes em território brasileiro”, detalha.

Na próxima segunda (15), às 19h, os telespectadores poderão acompanhar um debate descontraído e exclusivo com o elenco pela plataforma Zoom. E, a partir do dia 30 deste mês, terão acesso no canal do Youtube da Associação ArtBrasil a segunda parte das videoaulas sobre Comédia de Costumes no Brasil com o ator, dramaturgo e diretor teatral Jorge Bandeira, que também é Historiador e professor de Teatro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em dezembro do ano passado, seis aulas já haviam sido disponibilizadas aos apaixonados pelo gênero.

Conforme a atriz e diretora do espetáculo, as novas videoaulas envolverão um paralelo entre o estilo e a peça “Quem Casa, Quer Casa”. “Assim como da vez anterior, o link entre a comédia de costumes e a realidade social brasileira será explorado nesta nova série, mas com um adendo: Jorge Bandeira irá fazer uma decupagem do espetáculo, fazendo a relação com o gênero do teatro brasileiro”, pontua.

Confusão e Risos

O espetáculo conta a história de uma família que vive entre ‘tapas e beijos’: Fabiana é casada com Nicolau e mãe de Olaia (que se casou com Eduardo) e Sabino (que se casou de Paulina). Por falta de condições financeiras, ambos foram morar na casa da mãe com os cônjuges, não demorando muito para que a convivência vire um inferno.

Paulina, nora de Fabiana, tem personalidade forte e quer mandar na casa mais do que a sogra, enquanto o genro Eduardo sonha em ser um grande tocador de rabeca/violino, passando o dia tocando ao invés de procurar trabalho. Já o marido de Fabiana só se dedica à igreja e sequer tem pulso firme na criação dos filhos. Assim, arma-se uma rede de intrigas que impulsionam a trama e fazem desta obra uma das comédias mais famosas de Martins Pena, conhecido por retratar a sociedade brasileira de sua época, com suas virtudes e vícios.

“Com certeza, ele nunca imaginou que sua análise perpassaria a fronteira do tempo e se encaixaria perfeitamente no Brasil de qualquer época”, destaca Ana Cláudia.

O elenco da peça é formado por ela, interpretando Fabiana, por Gomes de Lima (Nicolau), Magda Loiana (Paulina), Raphael Frota (Sabino), Denise Lima (Olaia), Carlos Eduardo (Eduardo) e Rivaldo Monteiro (Anselmo). Além dos atores, a composição da peça inclui o maestro, compositor e produtor musical Paulo Marinho (trilha sonora), Rivaldo Monteiro (que assina a cenografia e a adereçagem e também faz parte do elenco) e Diego Lima (responsável pela iluminação).

 

*Serviço 1*

O quê: Espetáculo “Quem Casa, Quer Casa”

Quando: sábado (13), a partir de 17h

Onde: Canal do Youtube e Facebook da Associação ArtBrasil

 

*Serviço 2*

O quê: Debate com elenco do “Quem Casa, Quer Casa”

Quando: segunda (15), a partir de 19h

Onde: Zoom

 

*Ficha Técnica*

Texto original: Martins Pena

Adaptação do texto: Ana Cláudia Motta

Direção da peça: Ana Cláudia Motta

Elenco:

Ana Cláudia Motta (Fabiana)

Gomes de Lima (Nicolau)

Magda Loiana (Paulina)

Raphael Frota (Sabino)

Denise Lima (Olaia)

Carlos Eduardo (Eduardo)

Rivaldo Monteiro (Anselmo)

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.