Publicidade
Entretenimento
Vida

Personal das estrelas revela segredos do sucesso

Treinos funcionais baseados nas artes marciais de Chico Salgado atraem celebridades no Rio de Janeiro 05/09/2015 às 18:34
Show 1
Salgado trabalha com o conceito de Personal Fighting
Jonny Clay ---

Wagner Moura teve de ganhar nada menos de 20 quilos para se passar pelo traficante colombiano Pablo Escobar em “Narcos”, série do Netflix que estreou há poucos dias no Brasil. Em suas aparições recentes, todavia, o ator já mostrou ter deixado de lado parte do peso do personagem, exibindo um visual mais magro que aquele do seriado e mais próximo do seu habitual de antes da produção. Para eliminar os quilos extras, ele teve a ajuda de um nome que já é conhecido entre famosos que prezam pelo bem estar e a boa forma: Chico Salgado.

Personal fighting carioca, Salgado desenvolve um trabalho com base nos exercícios funcionais das artes marciais, dando mais atenção à eficiência na respiração e na postura que à carga ou às repetições. Os treinos flexíveis, adaptados ao ambiente e a períodos curtos de tempo, baseiam-se em várias modalidades marciais. Entre elas o jiu-jitsu, que Moura elegeu como aliado para recuperar a forma de antes de “Narcos”.

“O jiu-jitsu é um grande aliado na hora de entrar em forma, independente se o objetivo é perder ou ganhar peso. Nesse caso com certeza pode ter ajudado, já que o gasto calórico nos treinos da arte suave é muito grande”, comenta o educador físico, que já trabalha na modalidade com o ator há bastante tempo. “É um esporte que o Wagner Moura ama e escolheu para praticar regularmente”.

Famosos na lista

E o ator baiano é apenas um na lista de celebridades que treinam com Salgado: na lista de clientes do personal fighting há ainda gente como Sabrina Sato, Giovanna Ewbank, Fiorella Mattheis, Bruno Gagliasso  e até o ministro Luiz Fux. Os treinos flexíveis do carioca caem como luva para pessoas com a agenda apertada ou sem rotina. “Os treinos são exclusivamente para quem tem o tempo curto e se preocupa com o bem estar”, restringe ele. “Só que as celebridades que eu treino têm uma agenda um pouco mais lotada”.

Não é só quem tem a rotina puxada que procura o personal. “Existem aqueles que precisam de algo mais específico, ou não gostam de frequentar uma academia por ser um ambiente fechado ou qualquer outro motivo. Assim a gente vai se adaptando, sendo o aluno famoso ou não”, comenta Salgado.

Além do treinamento

Salgado salienta que não são só os treinos que determinam maior ou menor perda de peso, nem a modalidade de escolha do aluno. “Não tem como eleger uma modalidade que seja melhor para perder peso, pois isso depende de vários fatores que não apenas o treino específico de cada uma. Alimentação é um fator importante, o descanso, a frequência, tudo isso influencia mais do que a própria modalidade em si”, diz.

Em entrevistas, Salgado costuma assinalar a importância da hora das refeições como fundamental para quem deseja definir a silhueta. “A alimentação é 70% do resultado. O resto é malhação”, declarou ele certa vez em entrevista a um site, durante uma aula na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Paixão pelo esporte

A Educação Física foi antes uma escolha de vida do que uma opção de carreira para Salgado. Nascido no Rio, em 1982, ele começou a jogar capoeira aos 4 anos, passando depois pelo judô, aos 7, e pelo jiu-jitsu, aos 9. Participou de vários torneios antes de ingressar na faculdade em sua área. Mais tarde, quando decidiu oferecer seus serviços às pessoas sem horário flexível ou gosto por academias, o reconhecimento veio naturalmente.

“O objetivo era um bom resultado que, com muito esforço, consegui alcançar. Cair no gosto das celebridades foi uma das consequências de um trabalho bem feito, apenas isso”, declara Salgado. A visibilidade conquistada com os alunos famosos, por outro lado, não tirou seu foco do trabalho. “Mudou porque a exposição acaba sendo um pouco maior, mas não é nada que eu não saiba como lidar. Tenho alunos que não são famosos, mas obtêm os mesmos bons resultados que as pessoas veem, por exemplo, nos sites com notícias das celebridades”.

Saiba Mais

No verão: Calor e umidade como os que há em Manaus não impedem as pessoas de se exercitar, mas demandam cuidado extra, como assinala Chico Salgado. As principais dicas do personal trainer são “manter a hidratação e o controle da alimentação”. “Roupas leves e repositores líquidos ajudam, mas a base de tudo fica nas primeiras dicas”, complementa.

Para todos: As aulas com o Team Chico Salgado são dinâmicas e produtivas, estruturadas para atender as necessida-des e possibi- lidades de cada pessoa. Os treinos devem ser praticados 2, 3 ou 4 vezes por semana, com média de 1h de duração para se obter um bom resultado.

Nas telas: Como instrutor, Chico Salgado já deu aulas particulares para o ator Vin Diesel, amante do Brazilian Jiu Jitsu, e teve um papel relevante para a preparação dos atores dos filmes “Tropa de Elite 1 e 2”. Em 2012, ele atuou como ator e preparador das cenas de luta da novela “Fina estampa”.


Colaborou Aruana Brianezi*

Publicidade
Publicidade