Publicidade
Entretenimento
Petiscos carnaval

Petiscos para serem saboreados com uma cervejinha

A bebida oficial do carnaval é a cerveja.  Para acompanhá-la, nada melhor do que um petisco suculento e fácil de preparar 10/02/2013 às 02:09
Show 1
Acarajé Lusitano
Luciana Santos Manaus

“As águas vão rolar, garrafa cheia eu não quero ver sobrar...”. O trecho da marchinha composta por Zé da Zilda e Waldir Machado em 1953 transmite bem o espírito de muitos foliões durante o carnaval, quando o consumo de bebidas, principalmente cerveja, costuma aumentar significativamente. E foi pensando nesta preferência nacional durante as folias de Momo, que o Vida&Estilo foi buscar, com chefes renomados de Manaus, receitas de pratos rápidos para saborear acompanhado de uma cervejinha bem gelada.

Seguindo esse espírito de praticidade, o chef Jorge Elias Filho propôs o sabor picante das coxinhas Hot Wings, um dos petiscos mais pedidos do Boteco do Jef. “O Hot Wings são excelentes para acompanhar uma cerveja Pilsen, pois o sabor picante combina muito bem com uma cervejinha gelada, além da praticidade do rápido preparo”, afirma.

Criação

Outro petisco que vai bem com uma Pilsen gelada é o “Acarajé Lusitano”, receita do chef Babu Loureiro. Criado especialmente para esta matéria, o petisco é um bolinho de bacalhau com corte semelhante ao do Acarajé baiano e leva também recheios como camarão e dendê. Segundo Babu, a idéia ao criar o prato foi homenagear a mistura de culturas que deu origem ao carnaval brasileiro.

 “Pegamos o bolinho de bacalhau, uma herança dos portugueses, juntamos com o acarajé, que lembra a cultura africana e também a Bahia, terra de um dos carnavais mais populares do País, e criamos o Acarajé Lusitano, que também resgata a tradição dos bolinhos servidos nos bares”, explica o chef e proprietário do gastropub O Chefão. E a boa notícia é que quem quiser provar o bolinho fora de casa poderá encontrá-lo no gastropub a partir de amanhã, já que o petisco vai ser incluído no cardápio da casa.

Revigorante

As referências do carnaval também estão no prato preparado pelo chef Thiago Sales, do boteco Ferrugem. O “Lombinho de porco”, acompanhado de farofa com gengibre, couve frito e abacaxi grelhado é colorido e capaz de dar aquela energia para curtir a folia, além, é claro, de combinar com uma boa cerveja. O chef sugere ainda que um caldinho de feijão seja degustado como entrada. “O prato oferece proteína e carboidrato para pular o carnaval, além de ser leve, já que o lombinho é uma carne magra, ao contrário do que as pessoas imaginam, e ele é servido grelhado. O gengibre da farofa também auxilia na digestão. É o tira gosto que mais sai na casa, pois é leve e tem uma aparência bonita”, garante.

Na dúvida diante de tantas delícias, aproveite que o carnaval só termina na quarta-feira e experimente um petisco por dia!

Receita Hor Wings


Para a porção:

10 coxinhas da asa de frango

1/2 colher de sopa de Fondor

1/2 colher de sopa de páprica picante

1/2 colher de sopa de pimenta calabresa em pó

1 colher de chá de alho picado

2 colheres de sopa de molho de pimenta vermelha

Para o molho:

150ml de catchup

1 colher de sopa de mostarda

1/2 colher de sopa de molho inglês

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1 colher de chá de páprica picante

Cebola, alho e azeite quanto baste

Modo de preparo:

Temperar as coxinhas de frango com todos os ingredientes e deixar descansando na geladeira por no mínimo 2 horas para apurar o sabor. Caso queria que fiquem mais picantes, temperar de um dia para o outro.

Para o molho agridoce levemente picante:

Refogar o alho e a cebola no azeita até dourar. Acrescentar o açúcar mascavo até se dissolver no refogado. Juntar o catchup, o molho inglês, a mostarda e páprica e mexer por 3 minutos.

Publicidade
Publicidade