Publicidade
Entretenimento
REABERTA

Pinacoteca do Estado do Amazonas recebe novo roteiro nesta terça-feira (27)

Entre as principais diferenças na rota está a ordem das obras, que, agora, adota uma sequência cronológica, e não por cores, como era disposta anteriormente 26/03/2018 às 14:50 - Atualizado em 27/03/2018 às 09:32
Show pinoteca
A nova organização contou com a curadoria do artista plástico Óscar Ramos (Foto: Michael Dantas/SEC)
acritica.com* Manaus (AM)

Com a proposta de apresentar um novo roteiro, a Pinacoteca do Estado do Amazonas será reaberta nesta terça-feira (27), no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, Centro. A cerimônia de reinauguração começa às 19h, com acesso gratuito.

A nova organização contou com a curadoria do artista plástico Óscar Ramos, que selecionou obras de diversos artistas do século 19, dos anos 50, do Clube da Madrugada, entre eles, Hahnemann Bacelar, uma importante figura da arte visual amazônica, além de obras artistas contemporâneos.

A diretora de museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Cléia Viana, também colaborou com a nova proposta, roteirizando o espaço em conjunto com Óscar Ramos.

Entre as principais diferenças na rota está a ordem das obras, que, agora, adota uma sequência cronológica, e não por cores, como era disposta anteriormente.

Óscar Ramos afirma que o objetivo da nova disposição é nortear, de forma didática, estudantes, pesquisadores e artistas em geral. “Em minha opinião todo espaço deveria adotar a função educativa. Principalmente lugares de grande visitação como a Pinacoteca”.

Óscar Ramos

 O artista nasceu em Itacoatiara no ano de 1938. Óscar estudou pintura livre no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, na década de 1960.

Um dos destaques de sua carreira é a atuação como diretor de arte no filme “O Gigante da América”, no ano de 1978. Óscar atuou como curador de diversas exposições regionais e nacionais.

Pinacoteca do Estado do Amazonas

 O espaço foi inaugurado em 1965, e realocado há nove anos, no Palacete Provincial. No dia 25 de março, o espaço completou 53 anos. A área foi fundada na Biblioteca Pública do Amazonas, com o intuito de valorizar permanentemente as obras de variados artistas. Na época, cerca de 90 obras projetavam as técnicas de artistas da região. Hoje, para conhecer o local, basta visitar o Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, Centro, todos os dias, de 9h às 14h, com entrada gratuita.

Serviço: Pinacoteca do Estado do Amazonas recebe novo roteiro

Data/hora: 27 de março, terça-feira, a partir das 19h

Local: Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, Centro

Entrada: Gratuita

*Com informações de assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade