Publicidade
Entretenimento
Vida

Pioneiros e empreendedores são celebrados em exposição em Manaus

A mostra enfoca a trajetória e o papel de figuras que se destacaram como precursoras em seus campos de atuação e influenciaram a História do País 28/05/2013 às 07:58
Show 1
Exibição itinerante já foi vista por mais de 80 mil visitantes no Rio de Janeiro e Fortaleza
JONY CLAY BORGES Manaus, AM

Depois de Rio de Janeiro e de Fortaleza, Manaus será a próxima parada da exposição itinerante “Pioneiros & empreendedores: A saga do desenvolvimento no Brasil”. A mostra enfoca a trajetória e o papel de figuras que se destacaram como precursoras em seus campos de atuação e influenciaram a História do País de forma decisiva. A exibição ficará em cartaz de 6 de junho a 4 de agosto, no Centro Cultural Palácio da Justiça.

“Pioneiros & empreendedores” apresenta um panorama do empreendedorismo no Brasil a partir da trajetória biográfica de 24 personalidades. A lista inclui o empresário amazonense Samuel Benchimol (1923-2002). Fundador do grupo Bemol/Fogás, ele surge ao lado de nomes como Francisco Matarazzo, Ermírio de Moraes, Roberto Simonsen, Roberto Marinho e o Barão de Mauá. A curadoria é de Jacques Marcovitch, coordenador das pesquisas acadêmicas da Universidade de São Paulo (USP) que deram origem ao projeto.

Raridades e interação

A exposição, que atualmente está sendo montada no Palácio da Justiça, reúne vários painéis interativos que apresentam a biografia dos personagens centrais e fazem um paralelo entre seus empreendimentos e os marcos históricos do País, da Monarquia ao Brasil Contemporâneo. A mostra destaca ainda os caminhos traçados por eles em busca de inovação e ampliação de seus negócios.

A exibição também traz fotografias, reproduções de jornais e periódicos, e relíquias que remetem à história de cada um dos personagens enfocados. Entre estes estão relógios, canetas, balanças, calculadoras antigas, máquinas de escrever e outros artefatos. É possível fazer um tour virtual pela mostra por meio do site oficial (veja o Serviço).

Lições para o futuro

“Pioneiros & empreendedores” traz ainda um módulo dedicado à ação educativa, composto de atividades para a discussão e assimilação dos conteúdos da mostra para diferentes faixas etárias e níveis sociais. A proposta é trazer à tona as lições de pioneirismo a fim de projetá-las para o futuro. Ainda em dezembro, o projeto promoveu em Manaus um seminário com o tema “Pioneirismo brasileiro e o Amazonas”.

A exposição em Manaus é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), a cargo da Expomus, com patrocínio da Bemol e apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Serviço

O que é: Exposição “Pioneiros & Empreendedores: A saga do desenvolvimento no Brasil”

Onde: Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, 833, Centro

Quando: De 6 de junho a 4 de agosto de 2013

Info: Pelo site http://pioneiroseempreendedores.com.br/

Publicidade
Publicidade