Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Vida

Poção da juventude: alimentos que tratam pele, cabelos e unhas

Na relação de alimentos poderosos estão o salmão, iogurte (de baixa caloria), ostra, mirtilo, kiwi, batata-doce, espinafre, tomate, noz e chocolate amargo, que ajudam a melhorar aparência da cabeça aos pés



1.jpg Entre outros alimentos indicamos pela nutricionista, estão a castanha-do-Brasil, o camu-camu, cará e o girimum
11/06/2013 às 09:19

Para ficar bonita, a maioria das mulheres costuma recorrer ao seu arsenal particular de produtos de beleza, que podem incluir desde esmaltes até cremes caros para o rosto. Mas no best-seller Dieta da Beleza, a nutricionista americana Lisa Draye revela que o segredo para ser manter linda está longe das penteadeiras e bancadas do banheiro.

No livro, a escritora dá provas que o caminho para a beleza começa na feira e passa pela cozinha, com uma série de alimentos que além de serem grandes aliados da saúde do corpo fazem maravilhas pelo visual.

Corpo nutrido

Na relação de alimentos poderosos estão o salmão, iogurte (de baixa caloria), ostra, mirtilo, kiwi, batata-doce, espinafre, tomate, noz e chocolate amargo, que ajudam a melhorar aparência da cabeça aos pés.

O salmão, por exemplo, é rico em ácido graxo ômega-3, nutriente que deixa a pele mais macia e lisa, o kiwi, rico em vitamina C, tem o mesmo poder. Já o iogurte é uma importante fonte de cálcio é capaz de deixar os ossos mais fortes e as unhas bonitas.



“Eu sempre digo que a beleza tem que vir de dentro para fora. Quem traz a vitalidade da pele, do cabelo e da unhas são os alimentos”, diz a nutricionista Abizair Leonel. “Por isso é importante ter uma dieta nutritiva e não só pensar em comer e se alimentar”, enfatiza.

A especialista costuma receitar para seus pacientes uma lista de produtos regionais que trazem efeitos benéficos para a estética. “Aqui (na região Norte) nós temos alimentos super interessantes para a dieta mas que nós não costumamos usar no dia a dia. Por exemplo, hoje o açaí está sendo muito explorado nos Estados Unidos como a pílula da beleza, por conta das substâncias que ele tem e nós chamamos de fitoquímicos, e são capazes de rejuvenescer o teu tecido e deixar a pele mais nova e mais bonita. Mas pessoas não usam, não têm o hábito de consumir muito”, lamenta.

Entre outros alimentos indicamos pela nutricionista, estão a castanha-do-Brasil, o camu-camu, cará e o girimum. “Sugiro sempre ao menos uma vez ao dia a castanha-do-Brasil, que pode ser ralada na goma da tapioca, em cima de uma salada crua. Ela tem um antioxidante maravilhoso para a pele, cabelo e unhas, que é o selênio”, diz. “Já o camu-camu tem vitamina C, que consegue retardar o envelhecimento precoce. A batata-doce, cará e o girimum, ricos em vitaminas e minerais, que também ajudam a melhorar a pele”, garante.

De acordo com a nutricionista Abizair Leonel, se uma pessoa começar a ingerir esse alimentos hoje, em quatro semana já é possível ver os resultados na pele. No livro A Dieta da Beleza, Lisa Drayer diz que é possível sentir uma melhora considerável na textura do cabelo em dois meses, e as unhas quebradiças em seis meses podem estar totalmente recuperadas. É o corpo agradecendo!

Frutas e suas funções

Rica em ferro, a couve ajuda a fortalecer as madeixas
Castanha-do-Brasil têm selênio, que trata unhas fracas e queda de cabelo
150 ml de açaí diariamente ajuda a melhorar a aparência da pele
Com apenas 92 calorias, o Kiwi é capaz de dar brilho à pele
Batata-doce pode deixar os olhos mais brilhantes
Tomate é rico em magnésio, componente essencial para a saúde dos dentes

Na medida do paladar

No livro A Dieta da Beleza, a nutricionista americana cita 10 alimentos podem dar uma turbinada na beleza, e ensina que o segredo é fazer uma dieta variada e na quantidade certa. Além disso, ela diz que caso não goste de alguns alimentos pode substituí-los por outros que tragam o mesmo benefício.

Por exemplo, o morango tem u m grande aporte de vitamina C e E, e de antocianina, que agem em conjunto, eliminando as toxinas nocivas. Para obter o benefício é necessário pelo menos uma xícara de chá por dia, e para quem não gosta da fruta, pode substituir pela mesma quantidade de acerola, ameixa e até o açaí.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.