Publicidade
Entretenimento
MÚSICA

Pregador Luo 'resgata' sucessos da carreira no álbum 'Retransmissão'

O 16° disco do artista está disponível em todas as plataformas digitais; rapper relembra canções de 20 anos de carreira 13/09/2017 às 16:16 - Atualizado em 13/09/2017 às 16:20
Show luo
Gravado ao vivo, com 18 músicas, DVD 'Retransmissão' chegará às lojas de todo o Brasil somente em outubro
Natália Caplan São Paulo

São 20 anos de estrada, mais de 200 músicas autorais e escritas em parcerias; e uma batida reconhecida de longe por quem o acompanha. Seu nome é Luciano, mas nos palcos e nos bastidores ele é conhecido como Pregador Luo, 41, líder do “Apocalipse ‘6”. E essa trajetória ganhou um álbum especial, com canções que ultrapassam gerações, com nova roupagem, sem perder a essência. Batizado de “Retransmissão” é o16º projeto dele.

“Repaginadas no sentido de trazer algo clássico no arranjo. Algumas músicas têm 22 anos e continuam com hip hop, um arranjo forte, pesado. Outras estão mais modernas, com sonoridade atual. Hoje, temos música eletrônica dentro do rap; o hip hop tem uma base nova. Tentei acompanhar um pouco o que a geração atual está curtindo. O mundo mudou muito em dez anos. Essas mudanças ressoaram em tudo”, diz em entrevista exclusiva por telefone.

Enquanto para muitos fãs pode ser difícil escolher apenas 18 títulos favoritos para incluir no novo trabalho do cantor, ele não teve dificuldades na seleção. De acordo com ele, que escreve letras sobre Deus e o cotidiano de uma maneira diferenciada – cantadas por pessoas dentro e fora de igrejas –, a playlist segue uma ordem quase “biográfica”. Começa por “Arrependam-se” e finaliza com “Bum Bum Pá”.

“Escolher não foi tão difícil, não que eu seja impulsivo, mas sou muito intuitivo. Quando algo vem na mente, entendo que algum motivo tem para vir. Não vou ficar sofrendo escolhendo entre mais de 200 músicas. Simplifica o trabalho”, afirma, ao revelar que o álbum é um espelho pessoal. “O critério na escolha das músicas foi no sentido de resgatar, até para mim mesmo, traços da minha ideologia”, enfatiza.

Auto-avaliação

Segundo Pregador Luo, a canção “Arrependa-se” – que abre o álbum – foi vista com desconfiança pelos primeiros produtores que toparam o desafio de gravar as batidas dentro do gênero cristão, há duas décadas, na gravadora Trama. Porém, na opinião do rapper paulista, a composição sobre perdão e misericórdia divinos nunca esteve tão em sintonia com os fatos diários como nos dias atuais.

“Há 20 anos, até soava quase piegas. O filho da Elis Regina, Marcelo perguntou se eu tinha certeza que colocaria esse nome no disco. Eu estava convicto. Hoje, essa música não soa piegas. Realmente o mundo está de um jeito que tem que se arrepender mesmo, buscar auto-crítica, auto-avaliação para consertar nossa vida. O disco vem com essa temática de a gente buscar o conserto e uma visão mais correta para a nossa existência”, explica.

Trofeus valiosos

Não bastassem as inúmeras composições ao longo da carreira musical, Pregador Luo quer escrever mais. Entretanto, ao invés de canções, o objetivo é lançar um livro. Inicialmente, a ideia era fazer uma auto-biografia. A estreia no universo literário poderá não apenas contar as experiências pessoais do rapper – que estourou no canal MTV, com o clipe “É muita treta” –, mas impactar os leitores com reflexões sobre os “prêmios” da vida.

“Meu público tem pais de 45 anos, com filhos na casa dos 20 anos e o neto de quatro anos de idade, que vão aos shows. Médicos colocaram minhas músicas para uma senhora de 70 anos, que estava hospitalizada ouvir na UTI. Ela foi ao show e me contou. Isso me deu paz para entender que fama e dinheiro são passageiras, o que vale são essas experiências. Meus troféus não ocupam espaços físicos; estão guardados dentro da minha alma”, finaliza.

SAIBA +

Além de lançar “Retransmissão” em todas as plataformas digitais, como Spotfy e Deezer, Pregador Luo também trabalha na produção de quatro novos videoclipes. Já a versão em DVD será lançada em outubro, com participações especiais extras de convidados.

NÚMERO

50 milhões

De views no YouTube, 5 milhões de seguidores no Facebook, 460 mil no Instagram e 578 mil no Twitter mostram que Pregador Luo ultrapassa gerações. Ele também é responsável por “Temas de Entrada” dos principais atletas de MMA, em campeonatos nos Estados Unidos (UFC), Europa e Japão.

Publicidade
Publicidade