Publicidade
Entretenimento
Vida

Prêmio Xibé de Música intensifica caráter democrático e pede colaboração do público

Organização convoca interessados em conhecer/contribuir com o regulamento para um encontro no dia 16, no Largo São Sebastião 04/08/2015 às 11:01
Show 1
As bandas premiadas pelo Xibé estão garantidas para tocar ao vivo no aniversário do portal
Loyana Camelo Manaus (AM)

Foi dada a largada oficial para os preparativos da quarta edição do Prêmio Xibé da Música Amazonense, o qual reverencia bandas e artistas ativos na cena local. Em comparação ao ano passado, em 2015 a iniciativa terá caráter ainda mais democrático: no próximo dia 16, a partir das 15h no Largo São Sebastião, a organização convida interessados (apreciadores de música, fãs dos artistas regionais, músicos, jornalistas e produtores culturais e de eventos) para um encontro aberto a fim de ouvir sugestões sobre o regulamento da premiação.

Nas primeiras edições, os premiados eram escolhidos por uma curadoria indicada pela organização. Desde a edição anterior, o Prêmio Xibé passou a contar com a colaboração do público para ajudar a eleger os músicos de maior destaque (as bandas continuam sendo eleitas pela curadoria). As votações foram via web (www.portalxibe.com.br) e os números impressionaram: mais de 100 músicos indicados, mais de 70 mil votos, cerca de 50 participantes por cada categoria, mais de 30 gêneros musicais diferentes e 10 categorias de premiação - sendo cinco populares e cinco eleitas pela curadoria.

Foi aí que a organização teve a real dimensão da popularidade do prêmio e o quanto a colaboração do público tem força. “Vimos que muita gente se preocupou com os critérios, se ofereceu a ajudar, a participar. Por isso, nessa edição sentimos mais segurança para ‘dar a cara a tapa’ e assim vamos atendendo cada vez mais os desejos da sociedade”, explicou a diretora criativa do Xibé, Renata Paula.

No dia 16 estarão em pauta assuntos como regulamento, novas categorias, voluntários, tipos de premiação e ideias para o Dia X, como ficou conhecido o dia da entrega dos prêmios. “Vamos criar um tópico só para as categorias e conversar sobre a nomenclatura delas. A ideia é que ao invés de ‘os melhores’, vamos eleger os músicos do ano”, acrescentou. 

Renata frisa que o prêmio não tem restrição para estilos. O critério determinante para concorrer é que tanto os músicos quanto as músicas concorrentes sejam autorais. O regulamento usado na edição passada e outras informações ainda estão disponíveis no site do Prêmio.

Dia X

Os melhores artistas, bandas e músicas recebem o prêmio em mãos no chamado Dia X, até então marcado para o dia 13 de dezembro. Haverá exibição de cinema, exposição de fotografia e artes visuais, além de culinária criativa em local ainda a ser anunciado.

Os artistas premiados terão a chance de tocar ao vivo durante a comemoração do segundo aniversário do Portal Xibé. O evento tem a proposta de ser ao ar livre, com expectativa de público de até cinco mil pessoas e com maior número de manifestações culturais. A última edição do evento ficou marcada por uma Batalha de MCs, com um toque de hip-hop, tornando o ambiente cada vez mais democrático. 

Reconhecimento

A premiação do dia X é simbólica - feita pela entrega de um troféu - mas os contemplados geralmente vêem reflexos do reconhecimento de forma bem concreta em suas carreiras. Tem sido assim até agora, segundo Renata Paula.

“Eles ganham instrumentos ou gravação. Desde segunda edição, os músicos vencedores  conseguiram descontos em estúdios pra ensaiar”, frisou, emendando a importância de se valorizar premiações como a do Xibé.

“O Amazonas pouco  conhece sobre música. Os confins dos municípios mais afastados do Estado possuem um acorde afinado declamando algum sentimento musicado. Nossa proposta é resgatar a essência cultural por meio da premiação de  músicos, artistas e produtores que concluem seus trabalhos independentemente do sucesso das casas noturnas e do baixo retorno financeiro do ramo. Premiar é dar crédito, valorizar o que é bruto, principalmente quando ganha o peso do público. A mobilização social para eleger profissionais que fazem a diferença, aqueles que conseguem sair do trivial e precisam ser contemplados”, finaliza.


SAIBA +

Programa na rádio

A partir da semana que vem, a organização do Prêmio Xibé irá  montar uma programação exclusiva que irá ao ar na radio web Coop News. As músicas concorrentes vão entrar na programação, além de spots com informações e novidades sobre cada passo do evento.

SERVIÇO
o quê:  Encontro para discutir o regulamento do Prêmio Xibé 2015

quando:  Dia 16 de agosto, a partir das 15h

onde:  Largo São Sebastião (Centro)

info: www.portalxibe.com.br/

Publicidade
Publicidade