Publicidade
Entretenimento
Vida

'Presenças' estreia no Teatro Amazonas

Após fazer intercâmbio na França, a companhia de dança amazonense apresenta novo espetáculo nos dias 13 e 14 deste mês, com entrada gratuita 11/09/2013 às 15:50
Show 1
Espetáculo “Presenças” terá duas apresentações no teatro Amazonas
ACRITICA.COM ---

O espetáculo “Presenças”, novo projeto da Contém Dança Cia., estreia nesta sexta-feira (13), com direito a reapresentação no sábado (14). As apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Amazonas, sempre a partir das 20h. As senhas (limitadas) serão distribuídas a partir das 19h.

O trabalho é fruto de uma parceria entre o grupo local e a Cie Le Rêve de La Soie, sediada em Marselha, no sul da França, com coreografia do francês Patrick Servius, que durante esse tempo trabalhou em conjunto com os intérpretes amazonenses Francis Baiardi, Adam Souza, Fabíola Bessa e Alessany Negreiros.

Baseado no método de “perda de controle no ato artístico”, no qual o corpo e as memórias são figuras centrais, “Presenças” é um espetáculo que tem a proposta de levar ao público uma leitura da identidade amazonense por meio da dança contemporânea.

“Ao final de um trabalho intenso e honesto, que aprofunda cada vez mais o ser humano em seu eu, compreendemos o que é esse espetáculo”, explica Francis Baiardi, diretora da Contém. “Aguçando todos os sentidos e deixando a verdade de cada um existir, cada intérprete escreveu um pouco (ou muito) de si, e da sua história, nesse trabalho”, complementa ela.

Processo

Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2012, o projeto da Contém foi saindo do papel ao longo de duas residências artísticas: a primeira foi realizada em Manaus, entre fevereiro e março deste ano, e a segunda aconteceu em Marselha, no mês passado. Nesse processo, “Presenças” foi tomando forma a partir de experimentos com improvisações e laboratórios que Patrick Servius desenvolveu com os intérpretes.

Segundo a diretora da Contém, esta foi a primeira vez que uma companhia independente de dança do Amazonas realizou um intercâmbio internacional nessas proporções. “Esse trabalho tem muito a contribuir para o desenvolvimento da dança contemporânea no nosso Estado, proporcionando inclusive aberturas para novas trocas de experiência”, ressalta Francis.

Trocas

Durante a viagem à França, além de concluírem o processo, os artistas amazonenses aproveitaram para mostrar um pouco da cultura local e brasileira. Além do espetáculo “Dinahí”, apresentado por Francis Baiardi, os franceses puderam conferir oficinas de capoeira e samba ministradas por todos os integrantes do grupo, além de uma conferência sobre a dança contemporânea no Amazonas.

Em solo francês, a equipe contou com o apoio da Direção da Cultura de Marselha, KLAP - Maison Pour la Danse, Conselho Regional PACA, Instituto Francês e Conselho Geral 13. Em Manaus, o projeto recebe apoio do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente (Iacas) e do Colégio Dom Bosco.

Serviço

O que é: Estreia do espetáculo “Presenças”, da Contem Dança Cia.
Onde: Teatro Amazonas
Quando: 13 e 14 de setembro, às 20h
Quanto: Gratuito


Publicidade
Publicidade