Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Vida

Primavera de museus com programação no Paço da Liberdade e na Praça Dom Pedro II em Manaus

Visando movimentar a atividade dos museus com programações diferenciadas, o evento que vive sua 7ª edição  acontece até o próximo domingo (29)  em Manaus



1.jpg O Grupo de capoeira Matumbé é a atração de hoje da Primavera dos Museus na Praça Dom Pedro II
24/09/2013 às 08:56

A 7ª edição da “Primavera dos Museus: Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira” iniciou nessa segunda-feira (23) com programação no Paço da Liberdade e na Praça Dom Pedro II. A iniciativa, emanada do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) ocorre em todo o Brasil e tem por objetivo movimentar os museus brasileiros a desenvolverem ações especiais no início da Primavera.

Na capital amazonense, o evento ocorre até o próximo domingo (29), sendo a programação dividida em duas categorias: a realização de mesas redondas, no Paço da Liberdade, para debater o tema no município de Manaus; e a realização de atividades culturais, bem como visitação guiada no Paço da Liberdade e exibição de documentário, apresentações de Capoeira e Dança Afro, sendo que essas duas últimas a serem realizadas na Praça Dom Pedro II (que abriga o Paço da Liberdade).



A programação de hoje inicia às 14h, com a mesa redonda “Lutas Sociais e Práticas Culturais”, no Paço da Liberdade; e a partir das 17h30 a apresentação do Grupo Matumbé de capoeira na Praça do Dom Pedro II. Adepto da capoeira tradicional baiana, o Grupo Matumbé possui 12 núcleos de ensino em Manaus e está presente na Espanha, Jamaica e Islândia. Seu presidente é o Mestre KK Bonates, que possui 43 anos de prática de capoeira.

Nesta quarta-feira (25), haverá visita guiada no Paço da Liberdade de 09h às 17h; exibição do documentário “Praça 14: Terra, Samba e Santo” de Cristiane Garcia às 14h. Em seguida, haverá debate com a autora e NAVI – Núcleo de Antropologia Visual da UFAM.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.