Publicidade
Entretenimento
Vida

Primeira atividade pública da DaVárzea das Artes traz exposição de grafites e desenhos

Os desenhos ficarão lá e, indiretamente, sempre haverá uma exposição simultânea às outras ações que estiverem acontecendo na casa 02/03/2016 às 15:09
Show 1
Artistas como Raiz Campos, Mia Monteiro, Emerson Soft, Turenko Beça, vão fazer grafite, desenhos e colagens
Laynna Feitoza ---

As paredes, cômodos e quintais de uma casa serão o quadro a emoldurar as obras de artistas visuais da cidade na exposição “Reboco – Outro muralismo”. A mostra vai acontecer gratuitamente no espaço DaVárzea das Artes, no próximo sábado, dia 5, a partir das 16h.

“A exposição é permanente porque vamos utilizar essas frentes do que a gente considera muralismo, que é o grafite, o lambe-lambe, entre outros, que vão fazer parte da casa”, pondera Thiago Hermido, organizador do projeto ao lado da realizadora audiovisual Keila Serruya. A ação marca a abertura das atividades do espaço cultural ao público.

Artistas como Raiz Campos, Mia Monteiro, Emerson Soft, Turenko Beça, Alessandro Hipz, Diego Batista e Cleber DaMaiia vão fazer grafite, desenhos e colagens nos mais diversos cômodos e áreas do espaço cultural. “Essas obras vão ficar expostas ao público pelo tempo de um ano. A nossa ideia é que a exposição tenha esse tempo de permanência, já que se trata de grafite e arte urbana, coisas passageiras. Porque em uma semana a arte está no muro, e em outra semana não está. Isso serve para as pessoas conferirem as obras que são tão passageiras e que são legais de eternizar”, coloca Thiago.

Como se trata de um espaço cultural que com o tempo terá outras atividades artísticas, os desenhos ficarão lá e, indiretamente, sempre haverá uma exposição simultânea às outras ações que estiverem acontecendo na casa.

“A gente brinca com o termo muralismo, que traz esse confronto que é essencialmente de rua. Com isso, os artistas trazem vários questionamentos quando eles picham, grafitam, fazem stencil. E Manaus é uma cidade muito grafitada. Por isso, não queremos abordar obras fechadas, ou com suporte mais tradicional”, afirma o organizador.

Thiago aponta que todos os artistas participantes da mostra já foram ao local e observaram quais lugares acharam mais interessantes no espaço, para imprimirem a sua tinta. “Eles podem grafitar ou desenhar em qualquer lugar da casa. A casa em si será a obra, da sua fachada até o quintal. O Cleber DaMaiia, por exemplo, deu uma olhada na casa e decidiu fazer sua arte na caixa d’água. O Turenko Beça vai fazer a arte na fachada da casa com outros artistas, como numa espécie de coletivo. A fachada terá vários tipos de traços. Dez grafiteiros vão grafitar lá ao mesmo tempo”, conta ele.

Dados

Cada obra terá sua informação ao lado, como se fosse um quadro. Também será passado verniz em cima de cada projeto, para aumentar a durabilidade da tinta. Os artistas vão começar os trabalhos no espaço nesta quarta-feira e até sábado estarão finalizando tudo. “No sábado, os artistas vão estar no local para conversarem e explicarem as obras ao público”, complementa o organizador.

O que é:

Exposição “Reboco - Outro Muralismo”

Onde: DaVárzea das Artes, rua B, quadra 2, casa 2, conjunto Jardim Yolanda, Parque 10 de Novembro

Quando: sábado, dia 5, a partir das 16h

Quanto: gratuito

Realização Picolé da Massa Produções

Info (92) 99110-1198

Publicidade
Publicidade