Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Vida

Produção amazonense é exibida em mostra de filmes independentes em São Paulo

A mostra é uma vitrine exclusiva de filmes alternativos do país, e a maioria dos filmes é feita de forma independente e caseira, sem a ajuda de verbas públicas. São produções livres no sentido da narrativa e que saem do lugar comum



1.jpg O evento que chega à 12ª edição consolidado como uma das mostras pioneiras na exibição e na discussão de novas possibilidades estéticas para o audiovisual
01/05/2013 às 15:46

Na terceira semana em São Paulo, a 12ª Mostra do Filme Livre (MFL), patrocinada pelo Banco do Brasil, também exibe filmes da Região Norte. Representando o Amazonas está o filme A floresta de Jonathas, de Sergio Andrade. Este longa foi escolhido pela curadoria para ser exibido na sessão Longas Livres, e conta a história de Jonathas que vive com os pais e o irmão Juliano, em um sítio na área rural do Estado. A exibição acontecerá nesta sexta-feira (3) às 19h no CCBB de São Paulo.

O evento já passou pelo Rio de Janeiro, fica em São Paulo até o dia 12 de maio e depois segue para Brasília, dos dias 7 a 26. A Mostra acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de cada cidade.

Filmes

A MFL 2013 contou com a curadoria de Marcelo Ikeda, Chico Serra, Christian Caselli, Gabriel Sanna, Manu Sobral, Cristiana Miranda e Guilherme Whitaker. O filme mais antigo selecionado é “NY Mirror”, de 1999, de Eliane Lima e o mais antigo convidado é “Crioulo Doido”, de 1970 de Prates.  Foram selecionados 165 produções, destas 25 são longas-metragens. O Homenageado desta edição é o cineasta mineiro Carlos Alberto Prates. 

Além dos filmes selecionados, a programação conta ainda com 50 obras convidadas, compondo um panorama do que há de mais ousado na produção audiovisual independente nacional. Criada e organizada por Guilherme Whitaker desde a primeira edição, a MFL exibe longas, médias e curtas, sempre destacando filmes que fujam do lugar comum.

“Desde sempre somos um espaço para filmes que buscam revirar a cada vez mais popular linguagem audiovisual. São filmes que muitas vezes não passam em outros lugares justamente por serem diferentes demais, além de não precisarem ter atores famosos, nem de muita grana para serem feitos. A maioria foi feita por amor, caseiramente”, diz Whitaker.

Serviço

O que? 12° Mostra do Filme Livre - MFL 2013 – SP

Quando? 17 de abril a 12 de maio de 2013

Onde? Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Álvares Penteado, 112. Centro

Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô

Informações sobre a mostra estão disponíveis no site oficial do evento: www.mostradofilmelivre.com 

 


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.