Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Vida

Produção paulista enfoca histórias de cura de doenças de indígenas do Amazonas

O documentário 'Olhos vistos', da produtora independente paulista Carmela Conteúdos, vai enfocar histórias de cura de doenças físicas e espirituais, envolvendo índios e brancos, de São Gabriel da Cachoeira



1.gif Produção vai visitar comunidades indígenas da região da Cabeça do Cachorro ao longo de duas semanas de filmagens
07/12/2014 às 15:27

As práticas xamânicas de cura de doenças de indígenas de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus) serão tema de um documentário a ser realizado em breve na região. “Olhos vistos”, da produtora independente paulista Carmela Conteúdos, vai enfocar histórias de cura de doenças físicas e espirituais, envolvendo índios e brancos. As filmagens da produção iniciam esta semana, em Manaus e em comunidades da região da Cabeça do Cachorro, onde fica o município amazonense.

A equipe da produção, que tem chegada a Manaus prevista para amanhã, é liderada pelas diretoras Raquel Almeida Prado e Teca Eça. A maior parte do grupo visitará a Amazônia pela primeira vez, mas dois integrantes já têm intimidade com a região.



“O Careca (Luis Macedo), que é o produtor de logística, já esteve na região; e o Afrânio (Ferreira), que é o produtor local e um dos nossos personagens, mora em São Gabriel da Cachoeira. O fato de ter os dois na equipe ajuda bastante e, no meu caso, dá bastante segurança”, assinala Teca, em entrevista à reportagem realizada por email.

Roteiro pela região

As filmagens de “Olhos vistos” no Amazonas têm duração prevista de duas semanas. O roteiro inicia em Manaus, onde a equipe de produção fará entrevistas com Maximiliano Correa, indígena tukano que registrou os benzimentos de vários clãs, e o psiquiatra Maximiliano Loiola Ponte de Souza, que trabalha com indígenas.

Mais tarde, os cineastas seguem viagem de barco pelo rio Negro, para visitar comunidades da Cabeça do Cachorro – a região abriga nada menos que 23 etnias indígenas, entre elas Baniwas e Tukanos, todas já em adiantado processo de aculturação. A etapa regional termina na volta a Manaus, onde a equipe realiza novas entrevistas antes de voltar a São Paulo.

Visões subjetivas

Teca conta que o projeto inicial de “Olhos vistos” era o de registrar o trabalho de uma ong que realiza cirurgias médicas em indígenas. Com o tempo, porém, a proposta foi se modificando. “Nosso principal tema agora é a cura de uma maneira geral, tanto física quanto espiritual. Mas o local é o mesmo, e nem poderia ser diferente. Uma região como a Cabeça de Cachorro, pouco explorada, é sempre bastante instigante”, declara.

Teca antecipa que o documentário não terá um cunho estritamente jornalístico, mas que também dará espaço às “impressões subjetivas” da equipe sobre as práticas rituais e episódios de cura. “Cada pessoa tem um tipo de conhecimento em relação a essa região e aos rituais. O Afrânio mora na região. O Careca já esteve lá. A Raquel convive de maneira próxima e familiar com antropólogos e médicos que cuidam de índios desde a infância. Eu conheço pouco, apenas o que eu pesquisei. Aliás, nunca estive na região. Esses diferentes conhecimentos, olhares, vão compor a linguagem do filme”, explica.

Para a diretora, além da realização profissional, o trabalho na Amazônia será uma realização pessoal. “(Conhecer o Amazonas) é a realização de um antigo sonho. Tenho bastante expectativa em relação às noites no barco: os sons da natureza, o céu estrelado, o silêncio. A Raquel também não conhece nada da Amazônia. Ambas vamos realizar um sonho com a produção desse documentário”, conclui.

Equipe

Além das diretoras Teca Eça e Raquel Almeida Prado, a equipe de produção do documentário “Olhos vistos” é formada por Adriano Torres e Juliano Chiquetto, ambos diretores de fotografia; Luis Macedo, ou Careca, produtor de logística; Afranio Ferreira, produtor de campo e um dos personagens da produção; e Daniela Conde, diretora de produção. O grupo irá passar pouco mais de duas semanas na região.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.